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Análise de mercado: a importância de compreender seu consumidor e sua concorrência

Análise

O planejamento  é indispensável para tomadas de ações importantes em qualquer segmento comercial, independentemente do nicho em que o empreendimento atue. E vale ressaltar que, diante do turbulento cenário econômico que o Brasil vem atravessando, toda e qualquer atividade comercial está sujeita a enfrentar os impactos causados por mudanças abruptas no comportamento de seu público consumidor, cada vez mais receoso e cauteloso para gastar.

O mesmo vale para acompanhar de perto a tendências de seus principais concorrentes: o momento exige total atenção na disputa por novos clientes e também pela fidelização do público.

Na corrida pelas melhores condições para aquisição de seus produtos e bens, o público, então fragilizado pela inflação e pela diminuição de seu poder de compra, não poupará esforços para encontrar preços mais atrativos, assim como benefícios e vantagens.

Um dos meios mais assertivos e concisos para reunir dados sólidos e acompanhar o mercado de atuação de sua empresa é a análise de mercado.

Um olhar apurado sobre o mercado atual traz mais chances de sucesso

Imagine um cenário que seu mix de produtos conte com itens de potencial comercialização em picos de sazonalidade, como a volta às aulas ou o Dia das Mães, por exemplo. Como saber, de fato, se o seu cliente está disposto a comprá-lo nas condições e preços oferecidos por sua loja? Ou então, imagine que em seu catálogo, itens de comercialização regular apresentem oscilações nas vendas e, consequentemente, em sua receita.

Em ambas as situações, sem as informações e dados necessários para avaliar a demanda por seus produtos e a oferta da concorrência, qualquer ação tomada pode acarretar um desequilíbrio ainda maior nas vendas e conversões.

Avaliando os produtos mais procurados pelo público, sua loja poderá compreender as preferências do consumidor e agir, disponibilizando e evidenciando os itens de seu catálogo que estão em alta nas pesquisas.

Dessa forma, medidas como a formação do preço, ações de marketing e também de vendas, como a elaboração de promoções e ofertas terão um alcance maior, pautados nas preferências e demandas reais do consumidor.

Vale lembrar que seus concorrentes mais atentos tendem a seguir o mesmo padrão, investindo nos produtos de maior procura e saída. Com o auxílio da análise de mercado, até mesmo as ações dos concorrentes podem ser monitoradas, dando a seu negócio maiores chances de competir com preços e disponibilidades mais realistas.

Ao analisar as medidas da concorrência, seu time pode calcular de forma mais apropriada quais serão as estratégias de aproximação com o público, otimizando estoques e flexibilizando preços de acordo com as reais possibilidades de lucro,

É preciso avaliar com atenção e realismo a abrangência de suas ações mais agressivas, sem prejudicar sua receita atual com um confronto de preços mal planejado, e evitar também atrasos e imprevistos no atendimento ao cliente final, que podem prejudicar a imagem de sua marca.

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