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Por que investir em logística para e-commerce é fundamental para seu negócio?

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Com a consolidação da internet como uma plataforma confiável para realização de compras online, cada vez mais pessoas optam por adquirir produtos em lojas virtuais. Por isso, há uma crescente oferta de itens por parte dos e-commerces, o que representa um aumento significativo da concorrência. Então, além de atentar para a qualidade dos produtos, bom atendimento e preços acessíveis, é fundamental oferecer uma logística para e-commerce eficiente na entrega dos pedidos.

No post de hoje, selecionamos 4 informações que serão úteis na sua avaliação logística e que demonstram a importância desse investimento. Acompanhe!

Onde se aplica a logística para e-commerce

É comum entender como logística a realização das entregas de pedidos, que é a etapa final do processo logístico. Porém, não se resume apenas a isso. Antes da entrega, há algumas etapas que também pertencem à cadeia de suprimentos que compõem a logística.

A aquisição de matérias primas ou produtos para revenda, sua produção, embalagem e separação de pedidos são as fases que antecedem o processo de transporte. Realizar um planejamento estratégico que otimize e integre cada uma delas é essencial para o bom andamento das entregas e cumprimento dos prazos.

Por que investir em logística é tão importante

Antes de qualquer coisa, o objetivo principal de uma loja deve ser entregar ao cliente o que comprou, no prazo certo e com a qualidade esperada. Se a sua empresa conta com uma equipe treinada e com a estrutura adequada, você irá fazer isso sem muita preocupação. Mas o contrário pode gerar prejuízos constantes.

Enviar o produto errado, atrasar a entrega ou o pedido chegar danificado no destino é certeza de desgaste junto ao cliente, que não irá pensar duas vezes ao reclamar da sua empresa e passar para a concorrência.

Logística e satisfação do consumidor

As datas comemorativas são responsáveis por um número elevado de vendas, geralmente motivadas por publicidade e promoções. É muito importante atentar para o cumprimento dos prazos, de modo que todos os pedidos sejam atendidos e entregues antes da data que se comemora.

Cometer uma falha em momentos como esse tornará sua empresa alvo de uma enxurrada de críticas e avaliações negativas, o que certamente não fará bem ao negócio. Para não correr esse risco, o ideal é manter um estoque separado com os itens que fazem parte dessas promoções, de modo que possam ser separados os pedidos e despachados imediatamente após a compra.

Disponibilize no site informações claras sobre prazos e procedimentos de transporte para que não haja equívocos. Informe também como funciona o processo de trocas e devoluções.

Ofereça opção de acompanhamento de entregas

Uma estratégia interessante é disponibilizar no site da loja uma opção para o cliente acompanhar o andamento da entrega. Essa é uma ferramenta bastante comum nos sistemas de lojas online, mas, muitas vezes, deixa a desejar pela demora na atualização dos status. Então, dedique uma ou mais pessoas para fazer esses lançamentos e manter o cliente informado. Se o seu sistema permitir, integre-o ao programa da transportadora para otimizar os retornos.

Ao atentar-se às informações acima e colocar em prática uma estratégia de logística para seu e-commerce, você poderá ter um maior controle do funcionamento da sua cadeia de suprimentos. Dessa forma, será possível conseguir o respeito e credibilidade dos seus clientes.

O que achou do nosso post? Inspire-se com estes exemplos de quatro lojas virtuais e seus segredos de sucesso”!

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