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O que é métrica e qual a sua importância em um e-commerce?

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O número de empresas expandindo os seus negócios para o mundo virtual vem crescendo a cada dia e isso impacta na concorrência. Dentro dessa realidade, os empreendedores digitais precisam melhorar seus processos e reduzir o desperdício para se tornarem mais competitivos e eficientes.

É nesse contexto que o uso de indicadores de desempenho passa a ser indispensável. Também chamados de métricas, servem para mensurar cada detalhe do seu negócio e ajudam a traçar estratégias mais eficazes e alinhadas com a sua proposta.

Quer entender melhor o que é métrica e qual a sua importância em um e-commerce? Então confira a seguir:

O que é métrica?

As métricas são formas de mensuração que servem para avaliar certos aspectos de um e-commerce. Elas quantificam, por exemplo, tendências, comportamentos e resultados, permitindo compreender melhor como cada setor está funcionando e ajudando a analisar a eficácia de ações e escolhas feitas pela loja virtual.

Elas podem ser específicas, se referindo a um único ponto a ser analisado, ou gerais, envolvendo alguns setores de maneira conjunta.

Esses recursos de medição, portanto, podem sustentar as decisões estratégicas da empresa e, com o passar do tempo, devem ser inseridas no dia a dia do negócio, que passará naturalmente a tomar decisões fundamentadas nas informações e nos números que os indicadores trarão, maximizando o potencial da marca.

Por que a métrica é importante para um e-commerce?

Como dissemos, o setor digital se tornou extremamente competitivo e o mercado está cada vez mais volátil, com clientes bastante ativos no processo de compras e que não hesitam em mudar para a concorrência. Dentro desse contexto, a análise dos dados e resultados das ações de uma empresa pode ser muito útil e estão entre as ferramentas mais essenciais de um e-commerce, pois conferem ao empreendimento uma série de subsídios que trarão maior segurança e reforçarão a visão interna e externa da sua posição atual e futura.

Esses indicadores, portanto, auxiliam a verificar quais estratégias de marketing estão trazendo público, quais páginas estão com maiores índices de abandono, quanto o seu cliente gasta na loja virtual, quais são os produtos mais vendidos e quais estão encalhados. Ainda, detectarão falhas na operação, indicarão quais são os pontos fortes e fracos, além de contribuir para a detecção de falhas operacionais e suas consequentes soluções.

Quais são as principais métricas?

Não adianta entender o que é métrica se você não sabe quais são os indicadores mais usados do mercado, não é verdade? Então, confira aqui as alternativas mais populares entre os e-commerce:

Taxa de Conversão

Mostra quantos clientes estão efetivamente fazendo compras na sua loja virtual diante do número total de visitantes do site. Quanto mais elevada, mais competitivo estará o seu negócio! Um Taxa de Conversão baixa mostra que você pode até estar atraindo compradores em potencial com suas ações de marketing, mas elas não estão se convertendo efetivamente em lucros. Pode ser hora de rever preços, descrições, fotos dos itens ou até a qualidade das mercadorias.

Ticket Médio

Monitora quanto dinheiro cada compra trará na média para a sua empresa. Essa análise é feita dividindo o valor total arrecadado pelo número de vendas efetuadas. Assim, você pode montar novas estratégias, pois vai compreender melhor o seu público e entender se você ganha mais na quantidade ou com itens mais lucrativos.

Abandono do Carrinho

É uma análise essencial, pois existem muitos clientes que simplesmente não concluem a compra. Se essa métrica for elevada, isso pode indicar que o preço do frete está desfavorável ou até mesmo que sua página de compra está demorando a carregar. É bom ter atenção, pois o fato de pessoas saírem sem finalizar a negociação significa que você perdeu compradores em potencial!

Os diferentes tipos de métrica que existem se tornaram indispensáveis para indústrias ou varejistas de e-commerce, pois ajudam a entender melhor o cliente e agir direto nos pontos cegos, gerando, assim, mais lucratividade. Elas proporcionam aos gestores uma análise mais precisa do negócio, facilitando a descoberta de oportunidades e ajudando a realinhar estratégias, de forma a tornar a empresa mais dinâmica e seus processos mais precisos. Agora que você sabe o que é métrica e a importância dela em um e-commerce, compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

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