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Como criar um planejamento estratégico para loja virtual?

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Apesar do atual cenário econômico delicado, o setor de e-commerce continua a crescer. Nos primeiros três meses de 2016 houve um aumento de 31% de e-consumidores, ante ao mesmo período do ano passado, e o gasto médio subiu 7%, chegando a R$ 400 – é o que aponta o relatório Webshoppers, da e-Bit. Mesmo assim, há lojas virtuais fechando. O motivo? Muitas vezes, é a falta de planejamento estratégico.

Desenvolver um e-commerce demanda pesquisa, planejamento e foco, a fim de conquistar o espaço em meio a tantas propostas disponíveis ao consumidor. Aprenda agora mesmo a criar um planejamento estratégico para o seu e-commerce que conduza o seu negócio aos bons rendimentos. Saiba mais!

Pense nos seus objetivos

Inicialmente, é necessário definir em qual ponto você deseja chegar. É mais simples trabalhar quando há um direcionamento, quando você sabe precisamente os pontos em que você está atuando. A partir daí, é possível estabelecer metas intermediárias para chegar ao objetivo final.

Comece respondendo às seguintes perguntas:

  • Quais pontos o seu e-commerce quer alcançar?
  • Como vamos saber quando chegarmos a esse objetivo?

Defina seu público-alvo e personas

Qualquer estratégia eficiente deve levar em consideração as características do público-alvo. “Todo mundo” não é o target de ninguém, portanto, é importante delimitar as personas mais importantes. Personas são representações dos clientes ideais para o seu negócio — e você precisa entendê-las para saber quais das necessidades delas o negócio atende. Suas personas apresentarão diferentes comportamentos e interesses, o que exige que seus produtos e serviços sejam apresentados e comercializados de forma que se adeque a cada uma delas.

É interessante para o negócio saber também onde está a sua persona. A quais sites, jornais, revistas, eventos, aplicativos e demais canais eles estão expostos? Os hábitos e preferências ajudam a direcionar suas campanhas de modo a atingir seu público em cheio.

Comunique-se com o público-alvo

Após definir as personas, o passo seguinte é definir quais os canais em que você vai atuar e qual abordagem seguirá para levar o e-commerce e sua proposta ao conhecimento do target. Por estar no ambiente online, é interessante definir um planejamento de marketing digital.

Veja quais pontos devem ser o foco, com base na pesquisa e definição das personas:

  • Qual a abordagem/ linguagem utilizada?
  • Quais canais serão usados?
  • Como serão mensurados os resultados?
  • Como a estratégia será aperfeiçoada?

Além disso, é preciso definir como será o modo operacional da empresa: como os produtos/serviços serão negociados, separados e entregues? Qual será a plataforma de e-commerce utilizada? Nesse ponto cabe analisar o plano que melhor se adapta ao modelo da sua loja.

Acompanhe seu crescimento

As métricas servem para medir e avaliar o desempenho das suas ações. Em linhas gerais, são informações relevantes para melhorar o seu planejamento estratégico. Entre as métricas direcionadas ao e-commerce estão a taxa de abertura, taxa de clique, taxa de abandono, retorno sobre o investimento, etc.

Desenvolver um planejamento estratégico é indispensável para garantir que o negócio está indo pelo caminho certo — é válido frisar que outros pontos também são relevantes, como a gestão de vendas.

Gostou do que leu? Então agora veja neste completo infográfico como criar uma loja virtual!

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