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Marketplace de nicho: 5 dicas para o seu sucesso!

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O marketplace de nicho é uma excelente oportunidade, desde que se adote uma estratégia eficiente. Em linhas gerais, esse tipo de negócio parte da premissa de que uma segmentação bastante estreita é mais interessante para atender um grupo-alvo pequeno. Em relação ao mercado como um todo, o marketplace de nicho apresenta características personalizadas e específicas para o nicho.

Ao contrário do marketplace segmentado, o marketplace de nicho possui uma grande diferença: os segmentos são ainda menores e mais exclusivos. Um nicho, nesse cenário, é um grupo restrito, inserido em um mercado pequeno, com necessidades que não são solucionadas em sua totalidade nos mercados mais amplos. Geralmente, os nichos são classificados quando subdivididos ou definidos em grupos que procuram por benefícios distintos.

Oferecer seus produtos em um marketplace de nicho é uma ótima oportunidade para gerar bons rendimentos e fortalecer a imagem da sua marca. Veja quais pontos levar em conta ao optar por essa modalidade de venda.

Identificação de um bom nicho

Um nicho ideal apresenta as seguintes características:

  • Os consumidores possuem necessidades semelhantes;
  • Eles podem pagar um pouco mais para a proposta que melhor atende essas necessidades;
  • O nicho não costuma atrair muitos concorrentes, uma vez que ele gera negócios por conta da especialização;

Características básicas

E quais são as características básicas do marketplace de nicho? Veja abaixo algumas delas:

Posicionamento

Marketplaces de nicho precisam ter um posicionamento bem definido nas cabeças dos seus consumidores. Seja pelo atendimento, produtos, serviços e demais diferenciais, o negócio precisa de algo que determine o posicionamento dentro de seu mercado de atuação. Ao optar por vender seus produtos e serviços em um, é importante avaliar se a sua proposta é semelhante ao do marketplace. Dessa forma, os consumidores se identificarão com a sua proposta.

Rentabilidade

A rentabilidade vai indicar o percentual referente à lucratividade em virtude do capital investido no negócio. Marketplaces de nicho podem gerar percentuais que superam os habituais 4% da rentabilidade prevista para pequenas empresas.

Competências distintas

O que o marketplace tem que atende aquele público em específico?

Diferenciação

Basicamente, um mercado de nicho se diferencia por ter uma estratégia diferenciada em um ou mais dos seguintes pontos: produto, serviços, preço, praça, comunicação e distribuição.

Seis dicas para ter sucesso em um marketplace de nicho

Agora que você já sabe melhor do que se trata o marketplace de nicho, veja seis dicas para alcançar o sucesso com esta estratégia:

1. Conheça bem o nicho

Para escolher em qual marketplace deve atuar, comece respondendo às seguintes questões:

  • Quem são seus consumidores de peso?
  • Quem são seus consumidores de pouco peso?
  • Quais consumidores estão comprando mais?
  • Quem está reduzindo?
  • Onde estão seus consumidores?
  • Quais deles podem ser melhor atendidos em função da maior margem de lucro?
  • Seus consumidores são atraídos por suas estratégias de preço?
  • O que o nicho que você atende realmente valoriza?
  • Com que frequência eles compram?
  • Qual o tipo de promoção atrai o seu nicho?
  • Todos os seus consumidores adquirem todos os produtos do marketplace?

Para oferecer algo direcionado a um determinado nicho, é necessário conhecê-lo bem — qual o alvo e qual a demanda que se deseja atender — e estar ciente das novidades do mercado.

Na maioria dos casos, esses grupos de consumidores conhecem e pesquisam muito sobre determinados assuntos, por isso a necessidade de estar envolvido com o tema e evitar se aventurar a investir em um negócio que não conhece.

2. Construa a confiança do consumidor

Para prosperar, é essencial que se crie uma relação de confiança com seus usuários, demonstrando sua experiência e autoridade entre o nicho que faz parte. Para isso, é importante oferecer um serviço de qualidade e, consequentemente, ter boas avaliações.

3. Descreva seus itens e coloque imagens

Alguns marketplaces de nicho apresentam regras específicas para descrições e imagens dos produtos colocados à venda. Isso é necessário para padronizar o portfólio escolhido e manter agilidade quando for adicionar algum item ao seu canal. É interessante que o texto seja mais comercial do que técnico, com palavras-chave e termos que o consumidor comumente pesquisa nos buscadores.

Quanto às imagens, é fundamental que elas tenham qualidade, permitindo que o consumidor possa identificar rapidamente o que é e os detalhes do produto. Lembre-se de que quanto mais detalhes forem expostos, maiores são as chances de fechar a venda.

4. Mantenha seu consumidor informado

A comunicação entre compradores e vendedores é essencial para obter bons frutos para a estratégia do mercado de nicho. Você precisa responder aos questionamentos dos consumidores com rapidez, trocar experiências, entre outras informações. Essa relação pode ser, muitas vezes, a diferença entre uma venda e venda nenhuma.

5. Cuide do pós-venda

O pós-venda também é importante e precisa ser tratado com a mesma qualidade e presteza dos outros pontos do atendimento. Além de fornecer um feedback, o pós-venda pode se tornar a base para um relacionamento sadio entre um vendedor e um comprador, o que vai incentivar novas compras.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência em marketplace de nicho? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

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