← Voltar para a página inicial do Blog

6 dúvidas comuns sobre Marketplace

62959-x-duvidas-comuns-sobre-marketplace

O modelo de vendas por marketplace, ainda muito recente no Brasil, já tem conquistado a preferência de muitos empresários que querem aumentar suas conversões.

Para te ajudar a entender melhor esse mercado, que tem crescido muito no Brasil, escrevemos este artigo para tirar 6 dúvidas sobre marketplace. Continue lendo e confira!

1. O que é marketplace?

O marketplace é uma plataforma que reúne diversos produtos de diferentes lojistas em único lugar. Muito semelhante a um shopping center, o marketplace atrai o consumidor e oferece toda a estrutura de venda.

A plataforma é totalmente estruturada, com categorização de produtos, segurança nas transações e facilidades de pagamento.

2. Como faço para me cadastrar?

Para se cadastrar, é necessário que você escolha a plataforma de marketplace de sua preferência, preencha os formulários que estão disponíveis na plataforma e siga o regulamento. Não há uma cobrança pelo uso do serviço, somente uma comissão sobre cada venda realizada, que varia dependendo do marketplace.

3. É necessário ter um e-commerce para vender em um marketplace?

Não. Existem vários empresários que não possuem um e-commerce e mesmo assim vendem no marketplace. Porém, é interessante que você tenha conhecimento sobre como as vendas de uma loja virtual funcionam, pois as operações realizadas em uma loja física são diferentes de um e-commerce.

4. Quais são as vantagens?

As vantagens em investir em um marketplace são enormes, pois eles oferecem toda a infraestrutura necessária para você vender o seu produto ou serviço, como ferramentas de front end (vendas) e back end (gestão), que estão integradas à plataforma, fazendo com que o controle de transações e produtos seja facilitado, sem que você precise investir em qualquer outra tecnologia. Você só precisa cadastrar seus produtos e fechar as vendas!

Outra vantagem muito importante é a visibilidade. O marketplace investe muito em marketing e desenvolve várias estratégias de captação e retenção de clientes o tempo todo, assim, o número de visitantes torna-se muito maior que qualquer outro e-commerce.

5. Qualquer lojista pode vender em plataformas marketplace?

Lojas que não estão formalizadas, que vendem produtos sem nota fiscal ou que possuem um volume baixo de estoque não podem vender em um marketplace. As restrições ainda valem para quem trabalha com a venda de produtos perecíveis ou armas.

6. O que é o BuyBox? Como é possível chegar lá?

BuyBox, ou caixa de venda, é a posição de destaque dentro de um marketplace. Quando o consumidor vai realizar uma compra dentro da plataforma, ao buscar pelo produto, aparece para ele uma lista de diversos fornecedores e preços. Porém, aquele que ganhar o título de “melhor oferta” é o que conquista essa posição. E para conquistar esse lugar tão importante, é necessário:

Investir em um marketplace é seguro e de fácil adesão, porém, para ganhar o destaque que sua empresa merece é interessante que você monitore a sua concorrência e invista esforços para conquistar o BuyBox. Isso fará com que seus produtos sejam reconhecidos como a melhor oferta, aumentando suas chances de vendas.

Conseguimos sanar algumas das suas dúvidas sobre marketplace? Então, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas também possam aprender mais sobre o tema!

marketplace_banner-conteudo_v2 (2)

Gostou desse conteúdo?