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Frete grátis em lojas virtuais: saiba quando vale a pena

As lojas virtuais estão crescendo a cada dia! Isso está acontecendo, pois já faz um tempo que a internet assumiu um papel muito influente na vida das pessoas, atuando em toda a jornada de compra do cliente!

Essa presença empoderou os consumidores com muita informação e possibilidade de pesquisa para qualquer coisa. E está cada vez mais normal a internet ser utilizada como canal de vendas.

Por esse motivo, a concorrência também está gradativamente mais forte no mundo dos negócios, afinal, todo mundo quer aproveitar a potência única desse canal.

Uma das maneiras de conseguir driblar os concorrentes e atrair mais pessoas para a loja virtual é utilizando o recurso do frete grátis.

Porém, é preciso analisar a viabilidade para oferecer esse benefício com planejamento e qualidade. Há casos em que a falta de organização gera enormes prejuízos.

Neste post, elencamos algumas estratégias para você aproveitar o melhor do frete grátis em sua loja virtual. Confira!

1. A partir de determinado valor

Uma das maneiras mais comuns de oferecer frete grátis em lojas virtuais é determinando um valor mínimo de compras para que o cliente possa obter o benefício.

Essa ação, além de atrair mais clientes, pode ajudar a aumentar o ticket médio de compras da loja.

O segredo é trabalhar com uma margem de lucro um pouco maior para poder arcar com as despesas da entrega.

Caso opte por essa ação, não se esqueça de levar em consideração o pior cenário de entrega ao definir a margem.

2. Para itens específicos

Outra maneira muito comum de oferecer o benefício é aplicá-lo somente para alguns itens.

No caso, você pode adotar duas estratégias para beneficiar o cliente com o frete grátis:

  1. Embutir o valor do frete no preço final do produto;

  2. Escolher itens que são fáceis e baratos de transportar.

Caso queira adotar a primeira estratégia, tome cuidado para não elevar muito o preço do produto.

3. Em momentos sazonais

Em algumas épocas do ano, há uma expectativa alta do consumidor com relação à garantia do benefício do frete grátis em lojas virtuais.

Como esses períodos ocorrem poucas vezes no ano, trabalhar dessa maneira pode ser uma ótima jogada para adquirir novos clientes e fidelizá-los. Além de, assim, ser possível acompanhar o atual momento agressivo do mercado.

Você pode usar essa estratégia nos dias das mães, dos pais, dos namorados e, principalmente, nas festas de fim de ano.

4. Por região 

É possível também oferecer o frete grátis para algumas localidades próximas, pois o custo não será tão alto para a loja.

Basta criar uma política de frete grátis que atinja um perímetro específico e deixá-la pública no site da loja virtual.

Essa estratégia é ótima para estimular o consumo local e aumentar a margem de lucro em lugares em que a distribuição seja mais barata.

5. Para retirada no local

Por fim, a última dica para aplicar frete grátis em lojas virtuais é nada mais que oferecer a possibilidade de o cliente retirar o produto na sua loja física ou, então, no seu estoque.

Essa estratégia é benéfica no sentido de que pode poupar o seu tempo de enviar o produto até a transportadora e, caso você tenha uma loja física, pode até estimular o cliente a comprar outros itens durante a visita.

Você sabe mais alguma estratégia referente ao frete grátis em lojas virtuais? Então, conte pra gente nos comentários!

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