Antecipe movimentos e seja estratégico

Tão importante quanto saber do próprio negócio é descobrir como os seus concorrentes atuam. Entender os caminhos e estratégias utilizadas por eles é antecipar movimentos importantes e estar preparado para garantir o seu espaço no mercado. Dispor de um conhecimento de tudo que está relacionado ao segmento em que opera contribui para analisar pontos fortes e fracos da sua empresa, além de facilitar na tomada de decisões e na busca por diferenciais.

O que é monitoramento de concorrentes?

O monitoramento de concorrentes é o acompanhamento sistemático de todos os players que impactam de forma direta ou indireta dentro do seu segmento de atuação. Por meio dele é possível determinar fatores importantes para o posicionamento da sua empresa no mercado. Com o monitoramento, pode-se conhecer o comportamento do setor, identificar as melhores estratégias, encontrar novas oportunidades, detectar riscos, descobrir tendências e trabalhar alternativas que agreguem valor. As empresas de grande sucesso são aquelas que compreendem e analisam bem os seus concorrentes, pois só assim podem criar diferenciais que interessam e superam as expectativas dos clientes.

 

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Concorrência em e-commerce

Diferentemente do varejo, por exemplo, onde os produtos estão no ponto de venda para serem analisados sob todas as formas (embalagem, preço e design, ect), no e-commerce esta análise é feita virtualmente e por isso, a empresa precisa oferecer todos os atributos possíveis para convencer os clientes e torná-los confiantes o suficiente a ponto de adquirirem o produto. Atualmente, o consumidor está mais exigente e consequentemente a concorrência mais acirrada. Não à toa, a necessidade de trabalhar ferramentas como marketing digital, plataforma e-commerce, disponibilidade de produto e demanda, representam fatores para quem deseja se destacar.

Monitoramento de produtos de concorrência

O monitoramento da concorrência envolve todas as etapas, inclusive o acompanhamento dos seus produtos e preços. Neste cenário, outro elemento indispensável no processo é a precificação inteligente, pois é graças a ela que as variações do mercado, atuação dos concorrentes, comparação de preço são analisadas e automaticamente ajustadas ao próprio negócio. A partir deste reajuste a empresa estará na liderança em relação à dinâmica do mercado, ampliando vendas e retendo clientes. Dessa forma, fica claro que para se sobressair diante das outras empresas que atuam no segmento, é necessário uma análise criteriosa e uma ferramenta de acompanhamento em tempo real do setor da Precifica para auxiliar você e a sua empresa na tomada de decisões.