Competitividade 24/7

Acompanhar de perto os concorrentes, inclusive no que diz respeito ao preço dos seus produtos, tornou-se um fator crítico para o sucesso de qualquer empresa dentro do mercado. Monitorar este atributo e as condições de pagamento é uma ferramenta indispensável no segmento e-commerce, pois permite aumentar as vendas por meio de uma análise criteriosa do que é praticado pela concorrência. As lojas virtuais precisam observar os concorrentes para estarem competitivas 24 horas por dia.

O que é monitoramento de preços?

O monitoramento de preço permite uma pesquisa única e ágil da evolução do preço dentro de uma categoria de produtos, ou seja, é uma análise detalhada de todas as variações relacionadas aos concorrentes que atuam no setor, o que acaba por auxiliar na pesquisa e na determinação de preço por parte de clientes e fornecedores. Com base nessas informações, as empresas podem otimizar o seu preço, estabelecendo um valor compatível com o praticado no mercado, e seu posicionamento. Para as empresas atuantes no e-commerce, o monitoramento é primordial para se estabelecer no segmento. O lojista poderá, com base nas informações recolhidas pelo monitoramento, prever a elasticidade do preço de determinado produto, consolidando a sua participação e conquistando share, além de definir o percentual de lucro de acordo com a demanda e oferta de produto no mercado.

Monitoramento de preços e produtos em tempo real

Produtos tecnológicos e eletrodomésticos, por exemplo, estão em constante mudança de preço e uma análise manual é inviável para cadastrar, verificar e acompanhar cada mudança. Por isso, o monitoramento automático surge como a melhor alternativa para as empresas que querem manter-se atualizadas às práticas de mercado. A partir do monitoramento de preços, a empresa identifica variações e apura as margens de lucro em cada fase da distribuição, o que permite visualizar riscos e oportunidades.

Como definir preços de venda

O preço de venda de um produto ou serviço será estabelecido após um estudo cuidadoso de todos os concorrentes do mercado de atuação. Para definir o seu preço de venda será preciso reconhecer a média atribuída pelo setor e a possibilidade que a sua empresa permite trabalhar. Dependendo da estratégia e prestígio da sua empresa, por exemplo, talvez seja possível definir um preço um pouco acima da média, visto suas referências e anos de presença na categoria. E o melhor é que os preços dos seus produtos podem ser definidos automaticamente e em tempo real a partir de regras criadas por você e inseridas na plataforma da Precifica, que monitora os preços e executa essas especificações do seu sistema de preço.