Além do monitoramento da concorrência e dos canais

O conceito de precificação já está presente nas empresas de todos os tamanhos, como o processo para considerar as muitas variáveis para a obtenção de lucro e aumento do volume de vendas. Um dos elementos importantes na disputa pelo mercado é o monitoramento da concorrência, mas o monitoramento manual ou automático em si não é suficiente para posicionar sua empresa à frente dos competidores. É necessário que haja uma resposta rápida, em tempo real para aproveitar cada oportunidade de negócio. Para você e sua empresa que querem ir muito além do monitoramento de preços é que surgiu a precificação inteligente.

O que é precificação inteligente?

É um reajuste automático dos preços dos produtos do seu e-commerce feito em decorrência das alterações de preço e disponibidade de produtos no mercado, de acordo com regras que você define na plataforma de precificação inteligente da Precifica. Para que os fundamentos dessa estratégia possam ser utilizados, a plataforma da Precifica identifica competidores que comercializam os mesmos produtos, possibilita o cadastro manual de outros concorrentes, produz relatórios com preços de empresas específicas, avalia a disponibilidade de produtos nas outras outras lojas virtuais - permitindo criar uma regra para aumentar o preço quando os concorrentes não têm o produto para vender, além de muitos outros recursos. Os relatórios da Precifica contém informações para realizar uma análise profunda de fatores como mudanças do mercado, atuação dos fornecedores, linha de produção, novos hábitos de compra e consumo, etc. Portanto, a precificação inteligente é uma evolução dentro do conceito de precificação, que permite o aumento de vendas e maior participação no market share. Para se ter uma ideia melhor, vejamos um exemplo. Se o seu produto possui um preço muito além da média do mercado, provavelmente representará uma perda de clientes que não estarão dispostos a pagar por ele. Em contrapartida, caso o produto tenha um preço muito abaixo ele estará defasado, causando um lucro distante do desejado e uma possível imagem negativa da qualidade do produto.

 

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Importância de criar novas estratégias

O monitoramento dos concorrentes, a demanda do mercado, a disponibilidade do produto, preço, são premissas indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio e exige um acompanhamento diário. No entanto, se este acompanhamento for feito de forma isolada, ou seja, sem uma estratégia de reajuste de preço, o seu negócio perderá espaço e participação. As novas estratégias como a precificação inteligente surgem para dar suporte ao negócio, pois analisam as variações do segmento e mantêm as diretrizes do empreendimento alinhadas à evolução do mercado.

Precificação inteligente com estratégias de inteligência de preços

A precificação inteligente se mostra importante ainda no que diz respeito à sua atuação diante dos fatores que influenciam no custo de venda, como frete, custo operacional, logística e armazenamento. Essa estratégia essencialmente auxilia na determinação de um ponto ótimo, ou seja, um equilíbrio que permite alavancar as vendas e obter lucro sem perda de clientes.