Aprenda a definir o melhor preço

O preço de venda é o valor monetário que um cliente está disposto a pagar para usufruir de algum bem ou serviço. A sua consolidação se justifica em decorrência de diversos elementos que atuam sobre ele.

Como definir preços de venda

A definição do preço é um entrave constante para muitas empresas. Um descuido nesta etapa pode gerar prejuízo e perda de mercado. É preciso considerar muitos fatores para definir um preço competitivo e com boa margem de lucro. Para evitar que isso aconteça é necessário conhecer os fatores que atuam na formação do preço e chegar a um valor satisfatório para o desenvolvimento do negócio. A fim de entendermos a definição de preços de vendas, vamos considerar variáveis básicas:
  • Custos: são aqueles decorrentes dos gastos com matéria prima para produção do produto, impostos e frete
  • Despesas: são os gastos fixos como aluguel, pagamento de funcionários e equipamentos
  • Margem de lucro: é determinado com base no valor da receita gerada subtraindo os valores de custos e despesas
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Preço de venda no comércio eletrônico

Se trouxermos esta visão para o comércio eletrônico, veremos que existe uma diferenciação para a determinação do preço de venda. Alguns elementos como o gasto com marketing digital e o percentual do faturamento que muitas plataformas de e-commerce cobram também precisam ser considerados na sua definição. Neste contexto, o preço de venda exige um acompanhamento meticuloso da concorrência, onde será necessário estudar a média de preço utilizada no mercado para que se possa chegar a um valor competitivo, ou seja, nem defasado nem elevado em relação ao praticado pelos concorrentes.

Estratégias de Precificação Inteligente

Para auxiliar na definição do preço de venda as empresas devem recorrer a uma ferramenta utilizada no e-commerce: a plataforma de precificação inteligente. A plataforma de precificação inteligente automática da Precifica é pioneira no mercado brasileiro, e acompanha todos os preços dos seus concorrentes diretos, compilando as informações de preços e disponibilidade dos produtos dos concorrentes, o que facilita a determinação do seu preço. Além disso, a plataforma da Precifica possibilita implementar automaticamente a estratégia de precificação inteligente da sua empresa, ao atualizar os preços dos seus produtos de acordo com as regras que você configura na plataforma.