Simulação atualizada do mercado

Qualquer empresa, independentemente de trabalhar em uma plataforma física ou virtual, reconhece a importância do sistema de preço para o aprimoramento do negócio, ponto-chave para o crescimento e posicionamento da empresa.

O que é Sistema de Preço?

O sistema de preços disponibiliza informações em um processo de geração, compilação e transmissão de dados que permite uma simulação atualizada da situação do mercado, dispensando a análise manual e algumas vezes imprecisa de um planejador. O ritmo de mudanças dessas informações é tanto que impossibilita uma avaliação humana para a conclusão de um diagnóstico. O sistema de preço surge como uma ferramenta que está a par de todas as variações possíveis, fazendo com que a empresa esteja atenta às novas condições de mercado.

Sistema de preço no varejo e no comércio eletrônico

Com o aumento da competitividade, fruto de uma globalização cada vez maior e de consumidores mais exigentes, as empresas precisam encontrar diferenciais de atuação, principalmente nos segmentos próximos do consumidor final, como é o caso do varejo. O mercado representa cerca de 85% do comércio, dessa forma, o preço surge como um elemento crucial a ser explorado. Dentro do mix de marketing o preço é o mais flexível e o que mais rapidamente impacta na competitividade, volume de venda e margem de lucro. No comércio eletrônico podemos perceber algumas diferenças claras. Se no varejo a competitividade é grande, pode-se imaginar que nos meios virtuais ela é ainda maior, afinal, a conectividade, o grau de penetração e contato com diversos canais reproduzem um número maior de competidores. Além disso, outro ponto muito importante é que a variação de preço dos produtos na web pode ser intensa em um mesmo dia, diferentemente do que ocorre no setor varejista.

Precificação Inteligente como estratégia de venda

Para ajudar as empresas que estão atuando dentro deste ambiente com muitas variações, o conceito de precificação inteligente aparece como a maneira mais inteligente de integrar tantas variações. A partir dela, é possível chegar a um desenho atual do que está acontecendo, permitindo o planejamento de estratégias e ações de definição de preço que resultará em aumento do volume de vendas e da margem de lucro. O Sistema de Precificação Inteligente da Precifica acompanha em tempo real os preços aplicados por diversos concorrentes, aliado com a disponibilidade de produtos oferecidos pelos mesmos, e por fim possibilita a atualização automática de preços, de acordo com as regras criadas por você no Sistema de Precificação Inteligente.