Imagem com executivo com computador e seta

Inteligência artificial e pricing assertivo

Por Ricardo Ramos | 7 de abril de 2022

Publicamos mais um um artigo no portal e-commerce brasil no falamos sobre como o uso da Inteligência Artificial melhora contribui para tornar a estratégia de pricing assertiva e incrementar os resultados das vendas.

Abaixo segue um breve resumo do que apresentamos:

 

Estudos de caso mostram a relevância do uso de Inteligência Artificial no pricing

Hoje em dia, os preços mudam rapidamente e há necessidade de aprimorá-los de forma contínua. Com o advento das soluções baseadas em IA, essa melhoria contínua se torna muito mais rápida e assertiva, o que leva a um melhor desempenho de vendas.

Estudo de caso realizado pela Precifica mostra que, analisando o comportamento diário das vendas, a partir da data de implantação da inteligência artificial, se observa um aumento de  25% e 30%, em determinado produto.

 

As vendas diárias se tornam mais equilibradas

Em primeiro lugar, no gráfico abaixo pode verificar-se que a média diária de vendas do produto aumentou 27,8% nos primeiros 30 dias de uso da solução de inteligência artificial. Como resultado as vendas se tornam mais estáveis ​​e previsíveis.

Gráfico com unidades vendidas

O produto não tem a sua margem comprometida

Um outro ponto de destaque mencionado no artigo é que a precificação dinâmica não prejudica o lucro das operações. Isso porque o limite de margem é um parâmetro fundamental para a aplicação da inteligência artificial no pricing

À medida que as vendas aumentaram, a companhia conseguiu mais retornos financeiros.

Antes, o preço do produto era mudado manualmente e quase não tinha correções. Com o uso de IA houve alteração na estratégia. Foram estabelecidos limites máximos e mínimos para os preços. A partir deles, a inteligência artificial iniciou a testagem de vários cenários indicando o preço correto para cada momento.

Isto significa um pricing assertivo, de acordo com a dinâmica e que extrai a maior rentabilidade possível do produto.

A inteligência artificial faz uma avaliação de diversos fatores como demanda, sazonalidade, elasticidade preço-demanda, meta de cobertura de estoque. Tudo isso garante que nenhum produto fique parado, conforme se vê no gráfico abaixo.

gráfico com histórico de preços

Dessa forma, mesmo que o produto seja colocado à venda por um preço menor do que quando era precificado manualmente, ainda assim, o faturamento e o lucro tendem a ser maiores. Tudo isto porque grande parte do estoque foi escoado com valores mais favoráveis para a empresa.

Em resumo, o uso de inteligência artificial influencia tão favoravelmente a venda que faz com que  não haja nem sobra nem falta de estoque, nem preços mal calculados.

 

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Leia o artigo completo em https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/importancia-da-ia-para-o-preco/

O artigo também foi publicado em:

A importância da IA para determinar o preço certo na hora certa

https://www.channel360.com.br/ia-preco-certo-hora-certa/?msclkid=793e61a6c01511ecbf407d040c70a552

 

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