O uso da inteligência artificial na precificação

Por Precifica | 28 de fevereiro de 2022

A formação de preços é uma das estratégias mais importantes para o sucesso de um negócio. E apesar de parecer simples, na realidade é uma tarefa bem complexa. A visão geral é de que o comerciante define o valor que acredita ser o melhor para vender e, no outro lado do balcão, o cliente aceita pagar. Mas e quando o consumidor não concorda e deixa de adquirir o produto por causa do preço? E se a concorrência está sendo mais competitiva? Estes são problemas a serem resolvidos no varejo físico e principalmente no e-commerce com todo o dinamismo proporcionado pelos meios digitais.

A transformação digital do varejo trouxe rápida expansão nas vendas de milhares de varejistas, mas elevou a dificuldade na gestão dos estoques e do pricing, afetando a rentabilidade do negócio. Isso porque, nos dias atuais, há inúmeras variáveis que incidem no valor a ser colocado em produtos e serviços. Sem contar a facilidade para mudar valores sempre que necessário, por exemplo, para ações promocionais.

Somente com o apoio da tecnologia é possível otimizar de verdade a política de preços da empresa, de forma a maximizar o lucro. A solução Precifica | eCommerce IA utiliza inteligência artificial para determinar o preço ideal de cada produto em função da demanda e das metas determinadas para margem e giro de estoques.

Com base em modelos de elasticidade-preço da demanda, em aprendizagem de máquina por reforço, entre outros, a solução emprega a análise de dados em tempo real, 24 horas por dia, para tomada de decisões de negócio. Os clientes que utilizam a plataforma Precifica | eCommerce IA se colocam à frente de diversos varejistas que tomam decisões apenas com base na pressão de preços do mercado.

“Nosso foco é oferecer uma solução completa baseada em inteligência artificial, que ajude nossos clientes na difícil tarefa de equilibrar quatro grandes indicadores: a cobertura de estoque, a taxa de conversão, o faturamento e a margem”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica, empresa brasileira especializada em soluções de pricing.

A plataforma Precifica | eCommerce IA oferece diversos recursos ao varejista como cálculo automático de margem e markup com base em custo e despesas sobre venda; indicação dos preços mínimo e máximo com os quais a inteligência artificial poderá trabalhar; recomendação do preço ideal, integração para troca do preço com aprovação (semiautomático) ou dinâmico (automático); configuração de cobertura para produtos sazonais e produtos com reposição contínua; identificação automática de dias com maior demanda através da análise contínua das vendas; indicação da validade de estoque para produtos como alimentos e medicamentos; entre outras funcionalidades necessárias na gestão eficaz de um negócio.

E os benefícios do uso da solução também são muitos. A assertividade é um ponto a ser destacado, pois a tecnologia permite definir com precisão os objetivos e obter resultados fundamentados também nas definições específicas de rentabilidade do negócio. Além disso, o cliente tem flexibilidade e segurança com um nível de automação dos preços configurável de acordo com o momento e a necessidade da empresa. Outro ponto é a capacidade de gerenciamento automático das promoções equilibrando margem e cobertura de estoque.

Precifica | eCommerce IA fornece os recursos necessários para que seja realizada também a gestão de pricing de produtos de marca própria ou não comparáveis na concorrência. Isso se torna possível uma vez que a tecnologia opera de maneira integrada ao estoque e às vendas, empregando modelos matemáticos que geram previsões de demanda, além de correções contínuas de aprendizagem. Com a plataforma Precifica | eCommerce IA o lojista ganha escala e assertividade na busca por melhores resultados de maneira mais inteligente.

 

Quer ficar por dentro das novidades?
Assine nossa newsletter!

Consentir*