Quem você é, onde está e onde quer chegar

Para que se possa ter um empreendimento de sucesso é preciso conhecer a fundo o segmento em que atua e o target para o qual está sendo direcionada a comunicação. É nesse viés de entendimento que a inteligência de mercado se mostra presente e representa uma premissa importante de análise. Esse modelo é responsável pela mecânica de coleta, diagnóstico e monitoramento de informações mercadológicas que auxiliam no reconhecimento de oportunidades e ameaças de uma empresa. Além disso, permite identificar o público-alvo em potencial, o que facilita na construção das melhores ações e estratégias a serem adotadas.

Inteligência de mercado e posicionamento da empresa

A inteligência de mercado simula todos os fatores que incidem e causam alteração na dinâmica do segmento em questão. Nesta perspectiva, a análise do ambiente externo e a percepção do cenário faz com que a empresa esteja atenta ao futuro e antecipe tendências. O posicionamento do negócio dentro da categoria será estipulado após um levantamento de informações chaves como atuação dos concorrentes, produtos oferecidos, preço de mercado, público-alvo e qualidade do produto/serviço.

Inteligência Competitiva em e-commerce

No que diz respeito ao e-commerce, o monitoramento dos competidores, fornecedores e parceiros na web potencializa a busca por clientes e ajuda no planejamento estratégico da empresa. Na tentativa de se destacar em meio a tantas opções, as empresas de e-commerce estão cada vez mais investindo em novas soluções, como o atendimento personalizado, navegação de página facilitada, acompanhamento pós-venda e entrega programada. A procura por alternativas diferentes agrega qualidade e profissionalismo ao setor, de modo que as empresas visionárias e donas de um posicionamento bem definido sairão na frente na preferência dos internautas. Tudo isso traz credibilidade e maturidade ao mercado, o que na prática se traduz em uma maior confiabilidade por parte do cliente para a compra virtual.

Vantagens competitivas

Como apoio para este entendimento, podemos observar as ponderações feitas por Michael Porter, respeitado professor de Harvard e autor de diversos livros sobre o tema. Na sua teoria a vantagem competitiva está relacionada à obtenção de requisitos e desenvolvimento de atributos que propiciam às empresas certo prestígio para se destacar em relação aos seus concorrentes. Para traduzir esta vantagem, Porter dividiu a análise em cinco forças: o poder de barganha dos clientes, a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Essas forças podem ser trabalhadas no seu e-commerce com o uso das ferramentas corretas, agregando uma importante vantagem competitiva para a sua empresa. A PRECIFICA oferece uma serviço automatizado para monitoramento de preços e disponibilidade de produtos dos concorrentes que capacita sua empresa para:
  • Poder de barganha dos clientes: você sabe qual é o preço aplicado pelos seus concorrentes e, por consequência, não precisa oferecer um desconto superior ao que o cliente pode barganhar
  • A ameaça de novos entrantes: a plataforma da Precifica identifica automaticamente novos concorrentes através de email marketing, buscadores e comparadores de preço
  • Poder de barganha dos fornecedores: ao saber os preços aplicados pelos concorrentes, seu departamento de compras pode solicitar descontos para fornecedores
  • A ameaça de produtos substitutos: a plataforma da Precifica monitora a disponibilidade de produtos no mercado em tempo real nos e-commerces do mesmo segmento, podendo identificar produtos exclusivos que a sua loja virtual comercializa e produtos substitutos que poderão ser comercializados
  • A rivalidade entre os concorrentes: não é necessário consumir tempo e funcionários para fazer uma pesquisa manual a fim de descobrir preços e posicionamento dos concorrentes. Utilize todos esses dados oferecidos pela Precifica para elaborar a sua estratégia de precificação.