O uso da inteligência artificial na precificação

Por Precifica |

28/02/2022

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A formação de preços é uma das estratégias mais importantes para o sucesso de um negócio. E apesar de parecer simples, na realidade é uma tarefa bem complexa. A visão geral é de que o comerciante define o valor que acredita ser o melhor para vender e, no outro lado do balcão, o cliente aceita pagar. Mas e quando o consumidor não concorda e deixa de adquirir o produto por causa do preço? E se a concorrência está sendo mais competitiva? Estes são problemas a serem resolvidos no varejo físico e principalmente no e-commerce com todo o dinamismo proporcionado pelos meios digitais.

A transformação digital do varejo trouxe rápida expansão nas vendas de milhares de varejistas, mas elevou a dificuldade na gestão dos estoques e do pricing, afetando a rentabilidade do negócio. Isso porque, nos dias atuais, há inúmeras variáveis que incidem no valor a ser colocado em produtos e serviços. Sem contar a facilidade para mudar valores sempre que necessário, por exemplo, para ações promocionais.

Somente com o apoio da tecnologia é possível otimizar de verdade a política de preços da empresa, de forma a maximizar o lucro. A solução Precifica | eCommerce IA utiliza inteligência artificial para determinar o preço ideal de cada produto em função da demanda e das metas determinadas para margem e giro de estoques.

Com base em modelos de elasticidade-preço da demanda, em aprendizagem de máquina por reforço, entre outros, a solução emprega a análise de dados em tempo real, 24 horas por dia, para tomada de decisões de negócio. Os clientes que utilizam a plataforma Precifica | eCommerce IA se colocam à frente de diversos varejistas que tomam decisões apenas com base na pressão de preços do mercado.

“Nosso foco é oferecer uma solução completa baseada em inteligência artificial, que ajude nossos clientes na difícil tarefa de equilibrar quatro grandes indicadores: a cobertura de estoque, a taxa de conversão, o faturamento e a margem”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica, empresa brasileira especializada em soluções de pricing.

A plataforma Precifica | eCommerce IA oferece diversos recursos ao varejista como cálculo automático de margem e markup com base em custo e despesas sobre venda; indicação dos preços mínimo e máximo com os quais a inteligência artificial poderá trabalhar; recomendação do preço ideal, integração para troca do preço com aprovação (semiautomático) ou dinâmico (automático); configuração de cobertura para produtos sazonais e produtos com reposição contínua; identificação automática de dias com maior demanda através da análise contínua das vendas; indicação da validade de estoque para produtos como alimentos e medicamentos; entre outras funcionalidades necessárias na gestão eficaz de um negócio.

E os benefícios do uso da solução também são muitos. A assertividade é um ponto a ser destacado, pois a tecnologia permite definir com precisão os objetivos e obter resultados fundamentados também nas definições específicas de rentabilidade do negócio. Além disso, o cliente tem flexibilidade e segurança com um nível de automação dos preços configurável de acordo com o momento e a necessidade da empresa. Outro ponto é a capacidade de gerenciamento automático das promoções equilibrando margem e cobertura de estoque.

Precifica | eCommerce IA fornece os recursos necessários para que seja realizada também a gestão de pricing de produtos de marca própria ou não comparáveis na concorrência. Isso se torna possível uma vez que a tecnologia opera de maneira integrada ao estoque e às vendas, empregando modelos matemáticos que geram previsões de demanda, além de correções contínuas de aprendizagem. Com a plataforma Precifica | eCommerce IA o lojista ganha escala e assertividade na busca por melhores resultados de maneira mais inteligente.

 

Precificação Inteligente

 

Qual o preço ideal? Esta pergunta é frequente na rotina empresarial, pois um erro de cálculo pode comprometer as vendas e, consequentemente, afetar o desenvolvimento do negócio, diminuir o lucro e a rentabilidade da empresa.

Afinal, o conceito de precificação – ato de definir o preço de venda de um produto ou serviço – é simples, contudo, o caminho que leva ao preço ideal exige um cálculo mais complexo para atingir o ponto de equilíbrio do negócio e passar a colher os lucros do empreendimento.

A estratégia de precificação exige um levantamento detalhado de custos e despesas (fixos e variáveis), margem de lucro desejada, indicadores econômicos, conjuntura do

mercado consumidor, preços da concorrência, a percepção de valor que o consumidor tem em relação ao produto, entre outros fatores.

A precificação inteligente ajuda a empresa a:

  • Proteger a saúde financeira dos negócios
  • Atingir o ponto de equilíbrio
  • Otimizar a lucratividade e rentabilidade
  • Assegurar o giro de estoque ideal
  • Preservar o capital de giro da empresa
  • Atingir o público-alvo desejado
  • Satisfazer os consumidores
  • Fidelizar e expandir a carteira de clientes
  • Consolidar a liderança no mercado

Todo o trabalho para definir uma estratégia de precificação inteligente fica mais fácil com a aplicação de soluções tecnológicas, capazes de processar uma infinidade de dados relevantes para o cálculo do preço ideal de venda, além de realizar análises constantes que facilitam a tomada de decisões com relação, por exemplo, aos preços recomendados, bem como ajustes em tempo real, se assim a empresa o desejar.

Neste sentido, uma solução baseada em Inteligência Artificial é capaz de fornecer análises consistentes, a partir de dados confiáveis acerca de inúmeras variáveis.

 

Precificação com Inteligência Artificial

 

A solução de Inteligência Artificial da Precifica dispõe de vários recursos que ajudam a empresa a realizar uma precificação assertiva, que contribui para a saúde financeira do negócio, otimizando lucratividade e rentabilidade e também para o posicionamento estratégico no mercado.

Entre as funcionalidades desta ferramenta, podemos destacar:

  1. Monitoramento da demanda 

Acompanhamento da demanda de cada item do portifólio de produtos, em tempo real, e indicação de ações para impulsionar as taxas de conversão. 2. Configuração de preços

Automação de preços dinâmica ou via aprovação semiautomática, conforme a necessidade do negócio, no momento atual ou no futuro.

  1. Coleta de dados externos 

A tecnologia também realiza a coleta e análise de diversas variáveis relativas aos concorrentes da empresa, a informações de mercado, à demanda, indicadores econômicos, entre outros

  1. Indicação de preços mínimo e máximo 

A soluçãoa de precificação com Inteligência Artificial opera dentro do limite de preço mínimo e máximo, definido pelo cliente.

  1. Cálculo de margem e markup 

Na formação de preço, a margem de contribuição e o markup, com base em custos e despesas sobre a venda, são calculados automaticamente, com assertividade e confiabilidade de dados.

  1. Elasticidade e preço ideal 

Ao aplicar a Inteligência Artificial à estratégia de precificação, a empresa obtém resultados confiáveis, pois a solução trabalha com modelos matemáticos para calcular a elasticidade de preço por demanda e o preço ideal para os lançamentos.

  1. Otimização inteligente de estoque 

A Inteligência Artificial contribui para a eficiência na gestão de estoque, indicando continuamente, em tempo real, qual a cobertura adequada para o mercado de produtos sazonais e aqueles que requerem abastecimento contínuo.

  1. Gerenciamento de validade 

Os prazos de validade de produtos perecíveis, como alimentos e remédios, são gerenciados em tempo real, com rapidez e eficácia, evitando prejuízos à rentabilidade dos investimentos realizados em estoques.

  1. Acompanhamento da demanda sazonal 

A análise contínua das vendas possibilita identificar, com mais precisão, a sazonalidade e os períodos de maior demanda de consumo. Além disso, a solução recomenda o preço ideal para garantir o equilíbrio no giro de estoque. 10. Solução para produtos não comparáveis

Utilizando a Inteligência Artificial é possível fazer a gestão de pricing de produtos de marca própria ou não comparáveis na concorrência, pois por meio de aprendizagem ativa é possível definir a elasticidade e o preço ideal para produtos nunca vendidos.

  1. Histórico de preços 

A ferramenta fornece o histórico completo e detalhado sobre os preços anunciados pela empresa. As informações são organizadas em planilhas e gráficos pesquisáveis e disponíveis para download.

  1. Relatórios em tempo real 

No dashboard, a empresa pode monitorar os dados e insights, em tempo real com transparência e sem complicações. As informações são apresentadas com clareza e objetividade para facilitar a análise e a tomada de decisão.

Em síntese, podemos dizer que uma solução Inteligência Artificial é indispensável para fortalecer o posicionamento estratégico de preços no mercado.

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