O caminho da Precificação

Na precificação em e-commerce, as variáveis frete, custos operacionais e de produto ganham novos personagens, como custo da plataforma e-commerce, marketing digital e disponibilidade do produto e demanda. Custo da Plataforma E-commerce - montar uma loja virtual exige uma análise criteriosa das melhores soluções para o seu negócio e muitas plataformas cobram um percentual do valor de venda. Marketing digital - tem um papel fundamental para o sucesso de uma empresa e-commerce, pois o negócio está todo atrelado à internet. Links patrocinados, SEO, Social Media e Email Marketing são canais com tanta amplitude e possibilidades de impacto que não podem ser desconsiderados. Disponibilidade do Produto e demanda - é considerado o grande diferencial para o sucesso do negócio. Possuir um bom portfólio de produtos, acima de tudo disponíveis no estoque, traz credibilidade e permite ajustes no preço em função desta particularidade que o negócio oferece. A demanda e a escassez de um produto no mercado também terá impacto direto no preço.

O que é precificação e quais são os seus critérios?

Precificar é atribuir um valor econômico a um bem ou serviço. Determinar o preço de um produto é um trabalho árduo e detalhista, calculado com base em muitas variáveis e um propósito comum, que é o de aumentar o volume de vendas e a obtenção de lucro. No processo de precificação, definir todas as variáveis é um passo crucial, uma vez que elas influenciam diretamente na determinação do preço. A seguir alguns exemplos das variáveis mais comuns neste processo: Concorrência - antes de qualquer definição é necessária uma pesquisa profunda sobre o preço utilizado pela concorrência. Isto não só definirá com quem é a disputa pelo Market Share, como representará o seu posicionamento no mercado. Imposto - todo produto possui um valor de imposto atribuído como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O preço deverá levar em consideração o imposto que incide sobre o produto para que não haja prejuízo. Custo Operacional - diz respeito ao valor desembolsado pela empresa ou organização para o desenvolvimento de suas atividades. Pagamento de funcionários, aluguel, aquisição de maquinário são exemplos deste tipo de custo. Custo do Produto - está relacionado aos fatores de produção como obtenção de matéria prima, embalagem, fórmula e outros insumos. Frete - a logística de entrega, estocagem e distribuição são elementos fundamentais para a determinação de preço.

 

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A importância da precificação para e-commerce

Por que a precificação em e-commerce é tão importante? Porque sabemos que o brasileiro é sensível ao preço e condições de pagamento. Por isso, a necessidade de se investir em métodos de recebimento (pagseguro, paypal, entre outros), além disso, o poder de barganha, o atendimento, o marketing digital são, por exemplo, elementos cruciais neste processo. Gerenciar uma loja virtual é um processo cada vez mais profissional e neste cenário, precificar o produto da maneira certa é largar na frente. Por isto, a precificação representa um atributo que merece tanta importância e cuidado e a Precifica oferece a solução de precificação inteligente.