Inteligência Artificial e Preços
Por Precifica |
13/11/2022
Compartilhe:

Fomos destaque na revista Tecmundo com um artigo do nosso CEO, Ricardo Ramos, falando sobre Inteligência Artificial e Preços.
No artigo, explicamos didaticamente como a IA determina o preço do que compramos.
Primeiramente, abordamos o fato de a transformação digital ter trazido uma rápida expansão de vendas para muitos varejistas. Contudo, paralelamente, houve um aumento da dificuldade da gestão dos estoques e das estratégias de pricing. E por vezes isso afeta o lucro do negócio.
Falamos também das mudanças constantes de preços, descontos em campanhas, entre outros, tudo para conseguir atrair mais clientes. Então, como conseguir o preço mais adequado considerando tantas variáveis que tem impacto na formação do preço?
Diante de todo este cenário mostramos como o uso de Inteligência Artificial se torna a resposta mais atual e completa para conseguir construir uma estratégia de pricing assertiva.
No artigo detalhamos passo a passo, como a inteligência avalia as diversas variáveis de negócio e respondemos à pergunta se existe um preço ideal para o produto.
Você vai entender que a IA é usada como uma evolução da tecnologia de precificação dinâmica, que vem utilizando, principalmente, dados de concorrentes e dados internos da empresa, como custos e despesas sobre venda para determinar o preço ideal.
Porém, a IA traz inúmeras outras fontes de dados. Ela determina o preço ideal de cada produto com base em modelos de elasticidade-preço da demanda, de aprendizagem de máquina por reforço, entre outros. A solução emprega a análise de dados em tempo real, 24 horas por dia, para tomada de decisões de negócio. É assim que forma preços assertivos.
Não deixe de ler o artigo completo clicando aqui. Você vai ficar muito mais informado sobre Inteligência Artificial e Preços!!
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
O que os dados de preço ensinam para a Black Friday 2025 Padrões reais de mercado em datas promocionais do ano revelam tendências estratégicas. A Precifica monitora, ao longo de todo o ano, milhares de produtos em centenas de categorias [...]
Imagine uma loja com gôndolas cheias de iogurtes com 7 dias restantes de validade. Eles estão lá, visíveis... mas invisíveis para a estratégia. Esse é o retrato silencioso de uma das maiores dores do varejo alimentar: a perda por vencimento [...]
No atual cenário de varejo e distribuição, agir antes do problema aparecer não é mais diferencial — é requisito para sobreviver e escalar. Pensando nisso, a Precifica disponibiliza relatórios dentro da solução de Otimização de Preços com IA, voltados a [...]


