CASO DE SUCESSO
Margem da Lojas MM cresce +24% com a solução de Otimização de Preços e IA
Conheça a Lojas MM
Lojas MM é uma renomada varejista brasileira com sede no Paraná, fundada em 1978, com mais de 200 lojas físicas no sul do Brasil e uma forte presença online. A empresa oferece uma ampla gama de produtos, incluindo eletrodomésticos, móveis, eletrônicos e utilidades domésticas.
Conhecida por seu compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente, a Lojas MM investe continuamente em inovação e excelência no atendimento.
Desafios da empresa
A Lojas MM precisava manter margens de lucro saudáveis sem sacrificar a competitividade nos preços da loja online. Equilibrar preços atraentes para os clientes com a rentabilidade é um desafio constante no varejo.
Modernizar e inovar a empresa, que opera há quase cinco décadas, é essencial para enfrentar os desafios do mercado atual.
A Solução
A Precifica implementou a solução de Otimização de Preços para melhorar as vendas e a margem de lucro. A solução analisa continuamente os resultados da empresa, prevê a demanda por produto e ajusta automaticamente os preços através da Inteligência Artificial.
A implementação ocorreu em sete etapas principais: coleta de dados, integração com a plataforma VTEX, definição da estratégia de preços, treinamento de modelos de IA, validação dos modelos, definição de restrições e monitoramento e otimização.
Registrado crescimento de 24% na margem bruta
Após o projeto piloto (poc) bem-sucedida, a Lojas MM formalizou a Precifica para uma expansão utilizando a solução de Otimização de Preços a um mix maior de produtos. Nos primeiros 92 dias de contrato, a receita aumentou 9,1%, a margem cresceu 24,3% e o volume de unidades vendidas subiu 7,7%. Esses resultados demonstram a eficácia contínua da solução em melhorar os indicadores financeiros da Lojas MM.
“Seria muito fácil simplesmente colocar o preço lá embaixo, vender em volume, mas não ter algo que nós aqui usamos muito como referência, que é a margem. Precisamos de uma precificação que seja atraente para o cliente, mas que ao mesmo tempo traga margem para a empresa.”
Marcio Pauliki
CEO na Lojas MM
Resultados
24,3%
Aumento na Margem
9,1%
Aumento no Faturamento
7,7%
Aumento no Volume