Controle de estoque inteligente
Por Precifica |
13/12/2022
Compartilhe:
O controle de estoque inteligente ajuda a otimizar a lucratividade e rentabilidade da empresa porque a gestão automatizada, baseada em Inteligência Artificial, fornece dados e análises confiáveis, sem vieses, em tempo real, ao contrário do que acontece com o preenchimento de planilhas e cálculos realizados sem o uso dessa inteligência.
Uma solução tecnológica para fazer o controle de estoque inteligente consegue processar uma infinidade de dados, com mais rapidez e precisão. Levando em conta que estoque é dinheiro parado, é fundamental otimizá-lo para obter melhores resultados quanto ao lucro e a rentabilidade do negócio.
O estoque de uma empresa abrange os insumos de produção, materiais de consumo e os produtos prontos para venda. Falhas no planejamento e controle como, por exemplo, previsão incorreta de demanda; cálculos incorretos quanto aos níveis mínimos e máximos de estoques; falta de controle sobre o giro de estoque; sazonalidade e validade de produtos perecíveis, podem gerar perdas financeiras e afetar o posicionamento estratégico da empresa no mercado.
Portanto, realizar o controle de estoque inteligente, com uma ferramenta de Inteligência Artificial, é uma decisão e investimento estratégico, que fortalece a gestão e maximiza os resultados do negócio.
Controle de estoque inteligente: vantagens e benefícios
- a automatização de processos evita erros de cálculos e previsão de demandas;
- disponibilidade contínua de insumos de produção;
- garante o abastecimento regular do mercado;
- evita prejuízos decorrentes da obsolescência e/ou deterioração de insumos, materiais de consumo e mercadorias prontas para venda;
- reduz os custos e despesas relativas ao armazenamento de estoques;
- maior controle das entradas e saídas de estoques;
- fornece dados confiáveis para elaborar o orçamento de compras;
- entre outros.
Além disso, a otimização do estoque com Inteligência Artificial possibilita o monitoramento contínuo de 5 indicadores de desempenho, tais como:
1. Giro de estoque
O controle de estoque inteligente fornece dados sobre a rotatividade, faturamento e lucratividade de mercadorias. Com base neste indicador, a empresa pode, por exemplo, definir uma estratégia para impulsionar a venda de produtos que estejam “encalhados” ou outra, que faça com que ela desacelere o ritmo de vendas.
2. Taxa de retorno
Demonstra o nível de devolução de mercadorias e, dependendo do resultado, é um sinal de alerta sobre defeito de fábrica e/ou baixa qualidade da mercadoria.
3. Tempo de reposição
O controle de estoque inteligente ajuda a empresa a disponibilizar o produto no tempo desejado pelo consumidor. Se o tempo de reposição for alto, a empresa pode perder a venda para a concorrência.
4. Ruptura de estoque
Este indicador está relacionado à quantidade de itens do portifólio da empresa que estão em falta nas prateleiras. Uma taxa alta mostra falha na previsão de demanda e tempo de reposição prolongado. Para o consumidor é muito frustrante chegar a uma loja e querer comprar um produto, e ele não estar disponível. Muitas vezes o cliente prefere até pagar um pouco mais ao invés de não encontrar o que precisa.
5. Perdas de estoque
O estoque superior à demanda, por exemplo, pode levar à perda de mercadorias em consequência do vencimento do prazo de validade ou obsolescência do produto.
Conclusão:
Com soluções de Inteligência Artificial, a empresa faz o controle de estoque a partir de modelos matemáticos que calculam a previsão de demanda, indicam ajustes de preços, a cobertura de produtos sazonais e mercadorias de reposição contínua.
Veja este caso de uso de IA aplicada às estratégias de pricing onde temos a definição de meta de cobertura de estoque com o objetivo de evitar acúmulo e ruptura de estoque.
Para saber como a Inteligência Artificial aliada às estratégias de pricing pode otimizar o controle de estoque de sua empresa, acesse aqui.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
Muitas empresas utilizam uma combinação de sistemas de mercado e sistemas legados para gerenciar diferentes aspectos de suas operações, incluindo o controle de preços. Essa diversidade de plataformas pode tornar o processo de precificação mais complexo, exigindo uma solução de [...]
A precificação regional é uma estratégia que permite ajustar os preços de um produto conforme a localização geográfica do consumidor, levando em conta as particularidades de cada mercado. Essa abordagem pode ser aplicada em níveis variados, como estado, região, cidade [...]
Em alguns canais de venda, como o e-commerce, é comum que os preços de um produto variem de acordo com a origem do tráfego ou a estratégia promocional utilizada. Por exemplo, um mesmo produto pode ter um preço diferente para [...]