Dicas para precificar corretamente na Black Friday

Por Precifica |

17/09/2022

Compartilhe:
Dicas precificar black friday

Saímos em diversos veículos dando dicas para precificar corretamente na Black Friday.

A Black Friday acontece no dia 25 de novembro, e ela sempre é um evento de extrema relevância para o varejo e, por isso é necessário se preparar desde já. Este ano, além da inflação, a crise pós-pandemia, temos as eleições presidenciais no Brasil. São muitos fatores que mostram que o cenário vai continuar difícil.

Em simultâneo, será neste contexto turbulento que a Black Friday acontecerá, e justamente nesse enredo há o “centro” das promoções: o consumidor. Mais de 80% dos compradores na internet pertencem às classes C, D e E. Enquadram-se nas classes D e E pessoas com rendas de até R$ 2,9 mil e na classe C com rendas de R$ 2,9 mil até R$ 7,1 mil.

 

A disposição a pagar e a taxa de juros

Olhar para a renda é importante porque assim  entendemos a capacidade de adquirir os bens que serão disponibilizados na Black Friday. Atualmente a nossa  taxa de juros está bastante elevada, 13,75% ao ano. Esse percentual afeta o poder de compra das pessoas que têm menor renda e são muito dependentes do parcelamento das compras, principalmente as de tíquetes mais elevados..

 

Inflação

Outro componente é a inflação mais alta. Apesar disso, a demanda não tem reduzido na mesma proporção da elevação dos preços. Assim,  os preços continuarão em alta. Grandes fabricantes globais já anunciaram que enxergam o cenário de aumento de preços até o final do ano e que, na América Latina, ainda não é possível analisar uma redução da demanda que justifique a descida dos valores.

Isso significa que estamos em um momento praticamente inelástico, que é quando se aumenta o preço e a demanda reduz em uma proporção muito menor do que a elevação dos preços. Para parar a alta inflacionária, é preciso que a demanda diminua numa velocidade superior à elevação dos preços. E ainda não observamos isso. Isto deixa o consumidor com medo de gastar muito. Dessa forma, a perspectiva é de que se gaste com produtos de menor tíquete.

 

A Copa do Mundo

A favor das vendas, teremos a Copa do Mundo. É possível que as pessoas ainda tenham disposição para gastar com televisores. Existe também o movimento do 5G. As empresas do setor se preparam para o grande lançamento de suas campanhas para que os consumidores substituam smartphones 4G por aparelhos com a nova tecnologia. São dois fatores que podem trazer um pouco mais de ânimo. Mas considerando o cenário geral, eu diria que as empresas vão precisar se preparar mais e melhor, com antecedência para extrair o máximo de valor dessa Black Friday.

 

Dicas para precificar corretamente na Black Friday:

1) Acompanhe o preço dos concorrentes desde já

Entre as dicas que posso deixar, uma delas é referente ao timing. É importante já começar a acompanhar os movimentos de preços dos concorrentes. Existem categorias mais sensíveis à concorrência, outras menos. Portanto, começar a entender os movimentos de preços dos concorrentes diretos e saber como afetam a própria venda é essencial para começar a se planejar em relação aos produtos mais e menos sensíveis aos valores. Com menos dinheiro no bolso, o consumidor estará mais criterioso. Ou seja, seguir a tendência de trabalhar um período maior para a Black Friday é interessante.

 

2) Trabalhe promoções na semana ou até no mês da Black Friday

Vale ressaltar que o consumidor vai pesquisar mais, dedicar mais tempo para escolher o que comprar. Então, seria bastante interessante trabalhar não só a quinta e a sexta-feira de Black Friday, mas a semana e, possivelmente, todo o mês de novembro.

 

3) Conheça a elasticidade dos seus produtos

É importante ainda conhecer a elasticidade de preços dos seus produtos. De nada adianta formar um grande estoque para campanhas que são pouco sensíveis ao preço e não devem responder com mais demanda em função do planejamento de promoções. No contraponto, podem existir produtos que são sensíveis ao preço e talvez o varejista não tenha planejado o estoque. Nesse caso, ele perderia a oportunidade de atender à demanda. Então, conhecer a elasticidade e seus consumidores é muito importante para que os investimentos no estoque e nas promoções sejam mais assertivos.

 

4) Entrega rápida

Por fim, eu chamaria a atenção para a entrega rápida. O consumidor está cada vez mais exigente não só em relação ao preço como também à velocidade de entrega. Seria uma boa ideia trazer o olhar do consumidor para produtos que o varejista poderia enviar mais rapidamente, criando vitrines com promoção e entrega rápida, por exemplo. Isso talvez possa agregar nessa data tão esperada pelo consumidor. Mas sempre prometa um prazo que você possa cumprir.

Agora, é preciso lembrar que acompanhar preços de concorrentes, monitorar a elasticidade, as rupturas de estoque e definir preços competitivos não são tarefas fáceis. Manualmente, ou com apoio de ferramentas analógicas, é quase impossível ter sucesso nessa jornada.

As empresas precisam perceber que a digitalização dos processos é a única maneira de levar essas estratégias adiante de forma escalável e com a velocidade necessária. Com o aumento exponencial da concorrência e das facilidades que os meios digitais trazem para mudanças de preços e estratégias, quem já conta com a tecnologia no suporte às táticas de pricing sai na frente. Afinal, a  luta é vender bastante extraindo o máximo de rentabilidade e colocando o preço certo no momento certo.

 

Esta matéria foi originalmente publicada em:

https://www.revistavarejobrasil.com.br/black-friday-a-vista-como-entender-o-cenario-para-extrair-o-maximo-das-vendas/

https://administradores.com.br/noticias/black-friday-4-dicas-para-se-preparar-e-extrair-o-maximo-das-vendas

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de 5,1 bilhões de reais na Black Friday de 2023, segundo levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços. O montante é próximo do recorde estabelecido em 2021, de 5,8 bilhões de [...]

  • O preço informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para o produto ou marca e é um elemento flexível, podendo ser alterado de forma rápida, segundo os pais do marketing, Philip Kotler e Kevin Lane Keller. É [...]

  • Ao longo dos anos, o ambiente empresarial se transformou, tornando evidente que o preço também é um instrumento poderoso para atrair clientes e gerir finanças. Embora isso sempre tenha sido verdade, muitos não percebem sua importância. Por isso, ainda é [...]