Estudo de Preços Pré Black Friday
Por Precifica |
12/11/2022
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Para tanto, foram monitorados 8.494 produtos únicos em 44 websites, entre os meses de agosto, setembro e outubro dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Categorias analisadas
- Calçados (639 produtos),
- Computadores (90 produtos),
- Eletrodomésticos (649 produtos),
- Eletrônicos (foram considerados apenas televisores, 41 produtos),
- Perfumes e Cosméticos (5.809 produtos),
- Roupas e Acessórios (1.001 produtos)
- Smartphones (265 produtos)
Primeiramente, podemos ver que, segundo o levantamento, as categorias de Smartphones e de Roupas e Acessórios apresentaram variação negativa no período em 2022, respectivamente de 9,42% e 5,53%, em comparação com os mesmos meses de 2021. O preço médio de computadores teve a maior alta neste ano: 9,17% quando comparado a 2021. As demais categorias permanecem registrando alta, embora em menor magnitude devido à recuperação da normalidade na atividade econômica.
Alguns insights
Preços médios
O preço médio ao longo dos três anos nas categorias de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Computadores, Calçados e Perfumes e Cosméticos variou de forma consistentemente positiva, o que corrobora com a alta inflacionária observada internacionalmente, em virtude de uma série de choques de oferta e demanda. A variação média nos três meses estudados em 2021 foi de aproximadamente 14,10% ante o mesmo período em 2020 e 1,55% em 2022 ante 2021.
Em 2022, 63% dos produtos da categoria de Perfumes e Cosméticos aumentaram de preço. Aumentos também foram observados na categoria de Eletrodomésticos (73%), Calçados (72%) e Computadores (67%). Entre as causas da elevação de preços estão o retorno da atividade econômica após a pandemia e a redução da oferta de insumos essenciais em função da guerra na Europa.”, avalia Ramos.
Em conclusão, o estudomostra de que na comparação ano a ano (2020, 2021 e 2022) as variações nos preços se mostram mais suaves em 2022 ante 2021 – comportamento esperado devido à recuperação da atividade econômica usual.
Continuando a análise, se abordarmos o aspecto de tendência, preços e índices como IPCA caminham no mesmo sentido a não ser em situações específicas. Por exemplo: em 2020, os preços de produtos de perfumaria e cosméticos caíram no período porque a demanda caiu, já que as pessoas estavam de quarentena e passaram a dar mais atenção a itens como álcool em gel, por exemplo. Por esta razão é tão importante investir em soluções de precificação que monitoram essas movimentações em tempo real e ajudam na tomada de decisões de preços.
Sellers
Também avaliamos a competitividade de preços de sellers 1P e 3P. O seller 1P é aquele em que o vendedor é o próprio marketplace, Sellers 3P, por sua vez, são os chamados “terceiros”. Comércios externos que usam o marketplace como seller central para vender.
Segundo o estudo de preços pré Black Friday, de agosto a outubro de 2021 e no mesmo período em 2022, os sellers do tipo 1P tiveram clara vantagem competitiva na categoria de Roupas e Acessórios. Em 2020, houve vantagem competitiva dos sellers 3P no preço médio da categoria Computadores. Em paralelo, nas demais categorias, houve equilíbrio no preço médio.
No mesmo período de 2021, porém, os sellers do tipo 3P obtiveram vantagem competitiva nas categorias de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Perfumes e Cosméticos e Smartphones.
De agosto a outubro de 2022, os sellers 1P foram mais competitivos em todas as categorias, exceto Eletrodomésticos, que apresentou equilíbrio nos preços médios.
Preparamos para você
Por último, não podemos deixar de dizer que o grande motivador de nós fazermos este estudo é você. Afinal, todos esses dados estão disponíveis numa apresentação que você pode baixar. E estas e muitas outras análises são possíveis de fazer com base nos dados existentes nas nossas soluções.
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