Frete e soluções inteligentes de pricing
Por Ricardo Ramos |
22/04/2022
Compartilhe:
Tivemos a publicação de mais uma matéria no portal e-commerce brasil . Desta vez abordamos como a agilidade da entrega se tornou um diferencial competitivo para as empresas.
Ao mesmo tempo, mostramos como as companhias, diante deste cenário podem usar soluções de Inteligência Artificial para se tornar competitivas perante o cliente, e terem sua estratégia de pricing corretamente elaborada.
Frete – um benefício percebido pelos consumidores
As empresas entenderam que os clientes consideram o frete um grande diferencial no momento de fechar a sua compra. Por isso, as companhias do e-commerce apostam cada vez mais pesado em soluções logísticas. Como consequência, esse é um fato visto com muito bons olhos pelos investidores de empresas de capital aberto.
Hoje em dia, podemos observar que os clientes estão dispostos muitas vezes até a pagar mais por um uma entrega super rápida. Quem consegue fazê-lo é valorizado pelo consumidor e pelo mercado.
Além disso, existe outro ponto muito bem recebido, que são as parcerias com lojas usadas para devolver encomendas, não sendo necessário usar o serviço dos Correios.
Dificuldades
No artigo são aprofundados os desafios que existem no momento de implementar uma solução de entrega rápida. Como resumo, elencamos alguns tópicos:
Precificação do carrinho
Além do produto, o varejista tem de precificar o carrinho, pois o consumidor vai pagar pelo produto e pela entrega. Então o preço do carrinho é composto por preço do produto + valor de entrega
Competitividade
Criar um índice para saber quanto mais (ou menos) competitivo você é em relação à concorrência, é bastante difícil. Pois neste caso, não é apenas necessário saber se o seu produto está mais barato ou mais caro. O importante aqui é toda a informação do carrinho, o que origina uma imensidão de dados.
A solução
A forma mais eficaz de monitorar as entregas, fazer a precificação correta do carrinho, levando em conta todas as variáveis é por meio da utilização de Inteligência Artificial.
Desta forma, consegue-se escala nas informações do mercado, monitorando preços de produtos e frete nas diversas regiões, prazos e modalidade de entrega. Tudo de maneira veloz.
Leia o artigo completo em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/competitividade-desafios-do-frete/
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
No varejo, adaptar-se às mudanças rápidas do mercado é essencial para se manter competitivo. Nesse cenário, a precificação dinâmica tem se destacado como uma estratégia que vai além de simples ajustes de valores: ela permite alinhar os preços às demandas [...]
Muitas empresas utilizam uma combinação de sistemas de mercado e sistemas legados para gerenciar diferentes aspectos de suas operações, incluindo o controle de preços. Essa diversidade de plataformas pode tornar o processo de precificação mais complexo, exigindo uma solução de [...]
A precificação regional é uma estratégia que permite ajustar os preços de um produto conforme a localização geográfica do consumidor, levando em conta as particularidades de cada mercado. Essa abordagem pode ser aplicada em níveis variados, como estado, região, cidade [...]