Frete e soluções inteligentes de pricing

Por Ricardo Ramos |

22/04/2022

Compartilhe:
Mulher fazendo encomenda no computador com cartão de crédito e tela de delivery no notebook
Ouvir notícia

Tivemos a publicação de mais uma matéria no portal e-commerce brasil . Desta vez abordamos como a agilidade da entrega se tornou um diferencial competitivo para as empresas.

Ao mesmo tempo, mostramos como as companhias, diante deste cenário podem usar soluções de Inteligência Artificial para se tornar competitivas perante o cliente, e terem sua estratégia de pricing corretamente elaborada.

 

Frete – um benefício percebido pelos consumidores

As empresas entenderam que os clientes consideram o frete um grande diferencial no momento de fechar a sua compra. Por isso, as companhias do e-commerce apostam cada vez mais pesado em soluções logísticas. Como consequência, esse é um fato visto com muito bons olhos pelos investidores de empresas de capital aberto.

Hoje em dia, podemos observar que os clientes estão dispostos muitas vezes até a pagar mais por um uma entrega super rápida. Quem consegue fazê-lo é valorizado pelo consumidor e pelo mercado.

Além disso, existe outro ponto muito bem recebido, que são as parcerias com lojas usadas para devolver encomendas, não sendo necessário usar o serviço dos Correios.

 

Dificuldades

No artigo são aprofundados os desafios que existem no momento de implementar uma solução de entrega rápida. Como resumo, elencamos alguns tópicos:

Precificação do carrinho

Além do produto, o varejista tem de precificar o carrinho, pois o consumidor vai pagar pelo produto e pela entrega. Então o preço do carrinho é composto por preço do produto + valor de entrega

 

Competitividade

Criar um índice para saber quanto mais (ou menos) competitivo você é em relação à concorrência, é bastante difícil. Pois neste caso, não é apenas necessário saber se o seu produto está mais barato ou mais caro. O importante aqui é toda a informação do carrinho, o que origina uma imensidão de dados.

 

A solução

A forma mais eficaz de monitorar as entregas, fazer a precificação correta do carrinho, levando em conta todas as variáveis é por meio da utilização de Inteligência Artificial.

Desta forma, consegue-se escala nas informações do mercado, monitorando preços de produtos e frete nas diversas regiões, prazos e modalidade de entrega. Tudo de maneira veloz.

 

Leia o artigo completo em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/competitividade-desafios-do-frete/

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES