Inteligência Artificial e Preços

Por Precifica |

13/11/2022

Compartilhe:
Homem programador IA

Fomos destaque na revista Tecmundo com um artigo do nosso CEO, Ricardo Ramos, falando sobre Inteligência Artificial e Preços.

No artigo, explicamos didaticamente como a IA determina o preço do que compramos.

Primeiramente, abordamos o fato de a transformação digital ter trazido uma rápida expansão de vendas para muitos varejistas. Contudo, paralelamente, houve um aumento da dificuldade da gestão dos estoques e das estratégias de pricing. E por vezes isso afeta o lucro do negócio.

Falamos também das mudanças constantes de preços, descontos em campanhas, entre outros, tudo para conseguir atrair mais clientes. Então, como conseguir o preço mais adequado considerando tantas variáveis que tem impacto na formação do preço?

Diante de todo este cenário mostramos como o uso de Inteligência Artificial se torna a resposta mais atual e completa para conseguir construir uma estratégia de pricing assertiva.

No artigo detalhamos passo a passo, como a inteligência avalia as diversas variáveis de negócio e respondemos à pergunta se existe um preço ideal para o produto.

Você vai entender que a IA é usada como uma evolução da tecnologia de precificação dinâmica, que vem utilizando, principalmente, dados de concorrentes e dados internos da empresa, como custos e despesas sobre venda para determinar o preço ideal.

Porém, a IA traz inúmeras outras fontes de dados. Ela determina o preço ideal de cada produto com base em modelos de elasticidade-preço da demanda, de aprendizagem de máquina por reforço, entre outros. A solução emprega a análise de dados em tempo real, 24 horas por dia, para tomada de decisões de negócio. É assim que forma preços assertivos.

Não deixe de ler o artigo completo clicando aqui.  Você vai ficar muito mais informado sobre Inteligência Artificial e Preços!!

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

  • O comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de 5,1 bilhões de reais na Black Friday de 2023, segundo levantamento da Precifica, empresa especializada em análise de preços. O montante é próximo do recorde estabelecido em 2021, de 5,8 bilhões de [...]

  • O preço informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para o produto ou marca e é um elemento flexível, podendo ser alterado de forma rápida, segundo os pais do marketing, Philip Kotler e Kevin Lane Keller. É [...]

  • Ao longo dos anos, o ambiente empresarial se transformou, tornando evidente que o preço também é um instrumento poderoso para atrair clientes e gerir finanças. Embora isso sempre tenha sido verdade, muitos não percebem sua importância. Por isso, ainda é [...]