Inteligência Artificial e Preços
Por Precifica |
13/11/2022
Compartilhe:

Fomos destaque na revista Tecmundo com um artigo do nosso CEO, Ricardo Ramos, falando sobre Inteligência Artificial e Preços.
No artigo, explicamos didaticamente como a IA determina o preço do que compramos.
Primeiramente, abordamos o fato de a transformação digital ter trazido uma rápida expansão de vendas para muitos varejistas. Contudo, paralelamente, houve um aumento da dificuldade da gestão dos estoques e das estratégias de pricing. E por vezes isso afeta o lucro do negócio.
Falamos também das mudanças constantes de preços, descontos em campanhas, entre outros, tudo para conseguir atrair mais clientes. Então, como conseguir o preço mais adequado considerando tantas variáveis que tem impacto na formação do preço?
Diante de todo este cenário mostramos como o uso de Inteligência Artificial se torna a resposta mais atual e completa para conseguir construir uma estratégia de pricing assertiva.
No artigo detalhamos passo a passo, como a inteligência avalia as diversas variáveis de negócio e respondemos à pergunta se existe um preço ideal para o produto.
Você vai entender que a IA é usada como uma evolução da tecnologia de precificação dinâmica, que vem utilizando, principalmente, dados de concorrentes e dados internos da empresa, como custos e despesas sobre venda para determinar o preço ideal.
Porém, a IA traz inúmeras outras fontes de dados. Ela determina o preço ideal de cada produto com base em modelos de elasticidade-preço da demanda, de aprendizagem de máquina por reforço, entre outros. A solução emprega a análise de dados em tempo real, 24 horas por dia, para tomada de decisões de negócio. É assim que forma preços assertivos.
Não deixe de ler o artigo completo clicando aqui. Você vai ficar muito mais informado sobre Inteligência Artificial e Preços!!
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
O varejo está mudando – Você está pronto? A NRF 2025 foi um divisor de águas para o varejo. Enquanto muitos ainda se preocupam com a consolidação de suas operações no meio digital, os líderes do setor já estão redefinindo [...]
O Poder do Monitoramento no E-commerce No cenário acirrado do varejo online e dos marketplaces, o monitoramento preciso de preços, frete e ofertas é fundamental para se destacar. Empresas que utilizam ferramentas avançadas como as oferecidas pela Precifica conseguem: ✅ [...]
Precificar um produto é muito mais do que determinar um número arbitrário; é construir uma estratégia capaz de maximizar vendas e margens, garantindo competitividade e sustentabilidade no mercado. Em um cenário onde os consumidores têm acesso a inúmeras opções, [...]