Descubra os riscos de ignorar os produtos substitutos no seu mercado

Por Precifica |

08/05/2023

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Você já se deparou com a situação de ver seus clientes optarem por produtos similares, sem entender exatamente o motivo dessa escolha? É comum nos sentirmos perdidos diante desse desafio. Afinal, o mercado está repleto de opções e os consumidores buscam cada vez mais produtos que atendam às suas necessidades com o melhor custo-benefício. Neste artigo, vamos explorar a importância de monitorar os produtos substitutos e como eles podem afetar a demanda pelo seu produto atual.

Acompanhe nossas dicas e descubra como se manter à frente da concorrência e atrair mais clientes para o seu negócio!

A substituição de produtos e o impacto na demanda

É importante entender que o consumidor hora está buscando o melhor preço para um produto específico, hora está considerando diferentes opções de produto que atendam à características específicas.

Como fabricante ou varejista, você precisa estar atento a como um produto substituto pode reduzir a demanda do seu produto atual. Grandes supermercados, por exemplo, possuem marcas próprias e precisam monitorar o posicionamento de preço em relação às faixas de preços dos concorrentes.

Os riscos de não monitorar seus produtos substitutos

Ignorar os concorrentes substitutos pode trazer consequências negativas para o seu negócio. A seguir, apresentamos alguns dos principais impactos que a falta de conhecimento sobre a concorrência pode causar:

  1. Perda de competitividade

Ao não conhecer os produtos similares oferecidos pelos concorrentes, você corre o risco de ficar para trás no mercado. Se os concorrentes oferecem produtos com características e preços mais atrativos, os consumidores podem optar por adquirir os produtos deles em vez dos seus.

  1. Dificuldade em identificar oportunidades

Conhecer os produtos similares é essencial para identificar oportunidades de mercado. Sem essa informação, você pode ter dificuldade em encontrar nichos de mercado ou áreas em que possa inovar e se destacar da concorrência.

  1. Falta de embasamento para tomada de decisões

A análise da concorrência é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões. Sem um bom conhecimento sobre os produtos similares no mercado, você pode tomar decisões estratégicas equivocadas, como investir em um produto que não possui demanda ou não ajustar os preços de acordo com a realidade do mercado.

  1. Prejuízo na imagem da marca

A falta de conhecimento sobre os concorrentes pode fazer com que você não perceba quando um produto similar oferece qualidade inferior à do seu, mas com um preço muito mais competitivo. Isso pode levar a uma percepção negativa por parte dos consumidores sobre a sua marca, que passam a enxergá-la como cara e menos vantajosa.

  1. Dificuldade em criar estratégias de marketing eficazes

Sem conhecer os produtos similares e o posicionamento dos concorrentes, você pode ter dificuldade em criar estratégias de marketing eficazes. O conhecimento sobre os concorrentes permite que você identifique as melhores abordagens e mensagens para alcançar seu público-alvo e se diferenciar no mercado.

  1. Migração de demanda motivada pela inflação

O consumidor pode mudar seu hábito de consumo pela redução do seu poder de compra. Quando isso acontece, o consumidor passa a considerar a compra de produtos substitutos, mais econômicos. Portanto, acompanhar a diferença de preço entre o seu produto e estes similares é importante para identificar os riscos na migração da demanda.

Como acompanhar os preços de produtos similares e substitutos de forma eficiente?

A solução de monitoramento da Precifica possibilita comparar produtos similares, analisar os preços dos seus produtos em relação aos concorrentes e identificar oportunidades e ajustes necessários.

Por meio do painel Precifica, os clientes podem usufruir dessa solução de forma simples e intuitiva. Para isso, existem duas maneiras de fazer o monitoramento de produtos substitutos e similares:

Caso de uso 1 – Marca própria: para marcas próprias, é possível realizar o “matching” utilizando um link próprio e incluir links de produtos similares de outras marcas que deseja comparar. Dessa forma, você poderá analisar o desempenho do seu produto em relação aos concorrentes.

Caso de uso 2 – Produtos substitutos: é possível acompanhar o preço médio para um produto em diferentes varejistas, e compará-lo ao preço médio de modelos similares. Dessa forma, você identificará previamente quando produtos distintos passam a trabalhar numa faixa de preços muito próxima e competir pelos mesmos consumidores.

Independente do seu caso de uso, a Precifica está preparada com tecnologia, processos e profissionais especializados para auxiliar na identificação e “matching” dos produtos idênticos, substitutos e similares, tornando o processo mais eficiente e assertivo.

Conclusão

Entender como os produtos similares estão posicionados no mercado é fundamental para fabricantes e varejistas. Com a nossa solução de monitoramento de marcas similares, você pode acompanhar os preços dos seus produtos e compará-los com os concorrentes, tomando decisões mais assertivas e melhorando seu posicionamento no mercado.

 

Foto: Freepik

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