Desafios da empresa
O segmento fast-fashion é caracterizado pelo lançamento de produtos em velocidade recorde, seguindo as últimas tendências com preços competitivos.
O grande desafio neste segmento é garantir o equilíbrio do nível de estoque de cada modelo. Um nível de estoque equilibrado é aquele suficiente para atender à demanda dos clientes, ao mesmo tempo em que não gera acúmulo pela baixa velocidade de venda.
A empresa buscou na Precifica uma solução que pudesse substituir tarefas manuais complexas, que envolvem a previsão de demanda e análises de preço, margem e nível de estoque.
A Solução
Após o levantamento detalhado dos processos e desafios da empresa, foi proposta a solução Otimização de Preços, que otimiza a precificação de cada produto visando metas para margem financeira e metas para cobertura dos estoques.
Para avaliar a eficácia da solução proposta foi estabelecida uma POC (proof of concept, uma prova de conceito) com duração de 60 dias, envolvendo a recomendação semanal de preços para duas linhas de produto, abrangendo 115 modelos os quais possuíam suas variações de cor e de tamanho.
Critérios de Sucesso
Para determinar o sucesso da POC foram estabelecidas 3 principais métricas: a taxa de crescimento da margem financeira, o índice de cobertura dos estoques e o ROI (retorno sobre investimento).
O índice de cobertura de estoque é calculado pela duração do estoque em relação à meta estabelecida pela empresa, em dias.
Também foi implementado um Teste A/B (técnica que permite comparar duas versões para concluir qual delas é mais efetiva). Um grupo de produtos similares chamado de “Grupo de Controle” foi estabelecido como uma referência para comparação dos resultados.
Registrado crescimento de 10,6% na margem bruta
Ao longo dos 60 dias de POC, foi registrado crescimento de 10,6% na margem bruta dos modelos que receberam as recomendações de preço da solução Otimização de Preços, enquanto o Grupo de Controle registrou crescimento de 9,8%. O incremento de margem na ordem de 0,8 pp foi utilizado para calcular o ROI, que alcançou retorno de 6,6X sobre o investimento na solução. O índice de cobertura de estoque registrou desempenho 88% superior ao obtido no Grupo de Controle.
Resultados
+ 6x
Retorno sobre investimento
+ 88%
Melhoria Cobertura do Estoque
+ 0,8pp
Aumento Margem Bruta
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DEPOIMENTOS
Nossos clientes contam seu sucesso melhor que nós.
Nos últimos anos a Drogal passou por uma jornada de expansão e, com isso, surgiu a criação de um departamento de pricing. Nessa virada, a Precifica se consolidou como um parceiro importante em nossa estratégia e contribuiu para conquistarmos resultados significativos em nossas vendas digitais. Hoje, as informações e a inteligência de mercado fornecidas pela Precifica são consideradas peças fundamentais para a estratégia de crescimento da Drogal.” – Murilo Soave, Gerente de Pricing Drogal