Três startups que querem ajudar o setor industrial Brasileiro em sua retomada
Por Precifica |
01/01/2022
Compartilhe:
F(x), Nimbi e Precifica são startups que estão preocupadas com a queda do setor industrial brasileiro
O cenário de crise na macroeconomia brasileira afetou diretamente os indicadores da indústria no país. Em pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), todo o faturamento do setor recuou 1,2% no mês de março em relação ao anterior. Além disso, o emprego, com baixa de 0,6% no período, caiu pelo 14º mês consecutivo.
De olho na atual conjuntura, startups de tecnologia buscam soluções inovadoras que sejam capazes de trazer o setor industrial de volta aos seus dias de ouro. Gustavo Caetano, CEO e fundador da SambaTech, conversa em uma aula grátis com Junior Borneli, co-fundador do StartSe, sobre a importância do fator inovação no desenvolvimento de qualquer tipo de negócio.
Selecionamos então três soluções que podem ajudar a indústria na alavancada de sua gestão e inovação.
Disrupção no acesso ao crédito
Em busca de qualquer perspectiva otimista, é necessária a retomada dos investimentos por parte da indústria. E em tempos de crise muitas vezes é preciso tomar crédito e ganhar fôlego para então investir.
“Em geral, o acesso ao crédito está muito mais restrito, fazendo com que o empresário desista de pegar um empréstimo ou então se comprometa com taxas muito altas”, explica Dan Cohen, financista e ex-sócio da gestora Hedging Griffo.
O empreendedor criou então a startup F(x), que mira facilitar a tomada de crédito aqui no Brasil. A plataforma conecta financiadores e empresas que precisam de crédito a partir do matching entre o perfil de ambos.
Cloud Computing na gestão de compras
Com dinheiro em caixa, investir em soluções que tragam agilidade e inteligência é uma forma de reduzir custos e ganhar fôlego para crescer.
“É necessário atacar onde estão os maiores gastos da indústria, e entre 60% e 70% de toda a receita está destinado para compras. Qualquer redução nessas aquisições é muito significativa para as companhias”, explica Carlos Campos, Sócio Diretor da Nimbi, empresa especializada em soluções na nuvem para a cadeia de suprimentos.
Um sistema de gestão de compras, por exemplo, reúne fornecedores e permite realizar diversas modalidades de leilão, além de solicitar informações, cotações e propostas ao mercado.
“Com isso é possível economizar até 30% em cada negociação, além de aumentar a produtividade da equipe de compras”, continua Campos, que atende grandes empresas como AVON, Raízen e Faber Castell.
Precificação de produtos e sortimentos
Outra solução para a indústria largar os aparelhos respiratórios é ter um termômetro de como seus produtos estão sendo trabalhados pelo varejo.
“O preço sugerido de um item é uma importante ferramenta para que os fabricantes possam fortalecer produtos e aumentar sua participação no mercado. Por isso, monitorá-lo no varejo é essencial para que o primeiro setor elabore as estratégias de venda como, por exemplo, atingir novas classes de um público-consumidor que não estavam no radar da companhia”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica, empresa especializada em precificação inteligente.
Além de monitoramento, Ramos, que atende marcas como Whirlpool, Positivo e Lenovo, também indica a análise de sortimento como uma forma de cavar oportunidades.
“O relatório serve como alerta para o departamento comercial da indústria, que consegue descobrir quais itens de seu portfólio estão em falta e quais possuem maior aderência no varejo. É a motivação necessária para que vendedores atuem no sentido de realizar a reposição de estoque no ponto de venda”.
Essa matéria saiu também em:
Brasil247
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
No dinâmico cenário do varejo, inovar é essencial para se destacar. E é com grande satisfação que anunciamos que a Precifica foi reconhecida com o 2º lugar no 4º Prêmio IBEVAR-FIA de Inovação no Varejo! 🏆 Este reconhecimento não apenas [...]
Do varejo ao transporte público, a precificação dinâmica está revolucionando o panorama industrial, permitindo que empresas ajustem seus preços em tempo real. Com isso, varejistas de todos os setores tão agilizando a resposta às mudanças de mercado e ao comportamento [...]
Descubra como a precificação pode se tornar uma poderosa ferramenta de gestão para alavancar os resultados do seu negócio. No verdadeiro campo de batalha conhecido como o mundo dos negócios, estabelecer o preço certo para os produtos é um desafio [...]