Vantagens da Inteligência Artificial para e-commerce

Por Precifica |

28/12/2022

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Inteligência Artificial E-commerce
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Cerca de 41% das empresas brasileiras aplicam tecnologias de Inteligência Artificial na gestão de operações comerciais, conforme pesquisa da IBM. A necessidade de automatizar processos, reduzir custos e aumentar a segurança cibernética foi apontada como uma das principais motivações para os investimentos em IA.

No e-commerce, soluções tecnológicas de IA podem ser aplicadas à gestão do negócio, como um todo, e, principalmente, para automatizar a precificação de produtos; otimizar o estoque conforme a demanda, sazonalidade e validade de produtos perecíveis; gerenciamento de coleções; análises de mercado, entre outras funcionalidades.

As soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) potencializam o desenvolvimento dos negócios no e-commerce. Ela pode ser aplicada em diversas estratégias como, por exemplo, para otimizar a gestão da empresa, realizar a precificação, impulsionar as vendas, aumentar a segurança digital e melhorar a experiência do consumidor online.

A Inteligência Artificial é fruto do desenvolvimento científico e tecnológico. Ela emula a inteligência e cognição humanas, no desenvolvimento de tecnologias computacionais com capacidades humanas de aprendizado, conhecimento e tomada de decisões.

Quais as vantagens da Inteligência Artificial para e-commerce?

Os sistemas computacionais, que possuem algoritmos de Inteligência Artificial, conseguem processar maiores quantidades de dados de forma escalável e entregar resultados mais rápidos. A solução de Inteligência Artificial para e-commerce fornece dados confiáveis em tempo real que possibilitam análises profundas e abrangentes para embasar a tomada de decisão.

Uma solução eCommerce de Inteligência Artificial proporciona diversas vantagens, tais como:

  1. Inteligência para os negócios

    Uma solução de Inteligência Artificial melhora a gestão do negócio, fortalecendo a tomada de decisões a partir da disponibilidade de dados, informações e análises preditivas em tempo integral; otimiza o desempenho de processos internos e ajuda a reduzir custos operacionais com a automatização de diversas operações (precificação de produtos, por exemplo), entre outros resultados positivos.

  2. Gestão de pricing com Inteligência Artificial

    A Inteligência Artificial para e-commerce pode ajudar a realizar análises quantitativas e qualitativas com mais agilidade e eficácia. A coleta e a análise de dados, automatizadas e em tempo real, geram insights mais consistentes e confiáveis para a tomada de decisões. A ferramenta e-commerce Inteligência Artificial serve para monitorar a evolução do mercado e simular cenários para a tomada de decisões com alta precisão, especialmente, quanto à definição de preços mais competitivos para otimizar as vendas e aumentar o faturamento da empresa.

  3. Otimização inteligente de estoque

    Com uma solução completa de Inteligência Artificial para e-commerce, a empresa consegue monitorar, com maior eficiência, o estoque de produtos sazonais e de reposição contínua, ajustando as ofertas conforme as demandas para evitar o desabastecimento ou encalhe de mercadorias que têm prazos de validade e/ou ciclo de vida menores. A partir da otimização inteligente de estoque, a empresa está sempre pronta para atender as necessidades e desejos dos consumidores no momento certo.

  4. Melhoria da experiência do cliente

    A Inteligência Artificial no e-commerce é um recurso aplicável também à gestão de clientes. Com esta solução, o e-commerce consegue coletar mais informações sobre hábitos de consumo e realizar análises automatizadas que proporcionam maior conhecimento sobre o público-alvo do negócio e mais eficácia na gestão do relacionamento com o cliente. Conhecendo melhor o perfil de seus consumidores, a empresa pode otimizar o funil de vendas, apresentando, por exemplo, uma vitrine de produtos compatíveis com as necessidades e desejos do cliente. Com uma ferramenta que proporciona a busca inteligente e um sistema de recomendação de produtos mais assertivo, é possível aumentar as conversões em vendas.

  5. Automatização da comunicação com o cliente

    A Inteligência Artificial também pode ser utilizada em canais de autoatendimento como, por exemplo, o chatbot, viabilizando a assistência virtual mais rápida e efetiva em diversas situações. Esta estratégia é relevante para otimizar o tempo do cliente, pois o chatbot é programado para realizar a comunicação automatizada, com base no histórico de relacionamento com a marca, dados cadastrais e perguntas frequentes.

Com a aplicação da Inteligência Artificial para e-commerce, é possível otimizar a precificação e acelerar os resultados da sua empresa.

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