PRECIFICAÇÃO INTELIGENTE E BIG DATA: JUNTAS AUMENTANDO A MARGEM OPERACIONAL
Por Precifica |
01/01/2022
Compartilhe:
O e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 22,5 bilhões em 2012, fruto dos mais de 66,7 milhões de pedidos online e dos 42,2 milhões de usuários que compraram durante ano, segundo dados do e-bit. Além disso, no período, o tíquete médio ficou em torno de R$ 342,00.
Todos esses números, somado ao crescimento anual de 20%, gabaritam os lojistas virtuais ao potencial sucesso. Mas, e se dissermos que seria possível aumentar em 60% suas margens operacionais?
Não é nenhum tipo de mágica, e sim a conciliação de duas tecnologias. O tratamento preciso de informações obtidas dentro da sua loja virtual e da concorrência, a utilização conjunta das maiores novidades, já difundidas no exterior e que chegam ao Brasil: é a Precificação Inteligente e o Big Data.
A precificação funciona de maneira simples, o lojista captura e acompanha em tempo real as informações dos produtos dele e dos concorrentes, a partir daí, a loja virtual pode configurar a precificação automática, alterando os preços dinamicamente através de critérios pré-definidos, baseados nas ações da concorrência.
Já o Big Data não se refere somente a um banco de dados de tamanho significativamente maior do que os mais conhecidos, mas sim em uma (se refere a uma) inteligência no cruzamento de informações presentes nessa base, analisando-as em variedade, volume e velocidade, permitindo a possibilidade de ganhos em estratégia de dados.
Se bem utilizado com o Big Data, junto às ferramentas de Precificação Inteligente, torna as informações cada vez mais valiosas (o que torna as informações mais valiosas?) Essa frase não ficou clara.., é possível realizar coletas e análises de dados, fornecendo atalhos para visualizar insights diferenciados e abastecer a solução de precificação com referências que possam aumentar sua margem operacional.
Com essa união, em um trabalho bastante estratégico, as informações obtidas pelo Big Data e fornecidas para a Precificação Inteligente são bases para a competição saudável no mercado, ganhando em produtividade, inovação e até em conhecimento do consumidor.
Por fim, a soma das duas tecnologias traz visão para o gestor de e-commerce basear ações automatizadas e direcionar decisões estratégias com a missão de vender mais, rentabilizar mais e baixar e reduzir os custos operacionais. Afinal, é mais fácil olhar para trás e e traçar a rota a partir da observação do que aconteceu do que simplesmente prever o que está por vir.
Leia na íntegra.
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
No varejo, adaptar-se às mudanças rápidas do mercado é essencial para se manter competitivo. Nesse cenário, a precificação dinâmica tem se destacado como uma estratégia que vai além de simples ajustes de valores: ela permite alinhar os preços às demandas [...]
Muitas empresas utilizam uma combinação de sistemas de mercado e sistemas legados para gerenciar diferentes aspectos de suas operações, incluindo o controle de preços. Essa diversidade de plataformas pode tornar o processo de precificação mais complexo, exigindo uma solução de [...]
A precificação regional é uma estratégia que permite ajustar os preços de um produto conforme a localização geográfica do consumidor, levando em conta as particularidades de cada mercado. Essa abordagem pode ser aplicada em níveis variados, como estado, região, cidade [...]